Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1 “Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.

3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas proverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”.

5 Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6 “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório Sl 26(27),1.2.3.13-14 (R. 1a)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem.

— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Jo 12,1-11)

— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

— Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2 Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3 Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

4 Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5 “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6 Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

7 Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

9 Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10 Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11 porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Permita que Jesus Cristo transforme a sua vida

 “Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi à Betânia, onde morava Lázaro, que Ele havia ressuscitado dos mortos. Ali, ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.” (João 12,1-3)

Segunda-feira Santa começa com um lugar muito especial: Betânia, um vilarejo onde estava a casa de Maria, Marta e Lázaro, os amigos de Jesus, um lugar especial para iniciar a sua semana definitiva. Jesus Cristo é muito estratégico — até emocionalmente falando. Dias antes da Paixão, o Filho de Deus parece demonstrar-nos a necessidade do afeto dos amigos, do bálsamo do amor mais puro, da ceia entre aqueles que se amam de verdade, na alegria e na dor, nos gritos de Hosana e nos gritos de crucifica-O.

Betânia é um pouco do amor Trindade que Jesus estava acostumado antes da sua Encarnação. É interessante notar isto: Jesus não tinha um entorno de pessoas, até porque os amigos de Jesus, esses três, não moravam perto de Jesus. Às vezes, viver cercado de pessoas não significa nada, mas Jesus os tinha dentro de si, isso é bonito! Amizade cristã é assim: carregar o outro dentro de si, mesmo estando longe fisicamente, de forma despretensiosa e de forma desinteressada. Como é bom quando encontramos uma amizade assim!

Jesus Cristo quer visitar a nossa Betânia, Ele quer nos transformar e o seu amor é transformante

Jesus potencializou esses três amigos, o amor de Jesus os transformou. Já não são mais os mesmos. Podemos notar no evangelho: Marta serve com mais serenidade, não reclama, não dá broncas em Jesus, apenas serve porque ama o Senhor. Lázaro está ressuscitado, bem vivo, vivente, sentado à mesa e participa do banquete do Cordeiro. Maria, agora audaciosa sua forma de amar, não está apenas aos pés do mestre, tímida, mas toma quase meio litro de perfume caro, derrama-o e unge os pés de Jesus, enchendo toda a casa de perfume e, depois, enxuga os pés do Senhor com seus cabelos. Uma ex-brigona, um ex-morto e uma ex-tímida.

Cristo quer visitar também a nossa Betânia, Ele quer nos transformar e o seu amor é transformante. Ele não quer que nós fiquemos com o coração de Judas, impuro, ladrão, ávido de dinheiro, crítico, maldizente e traidor. Já dizia o nosso querido e saudoso padre Léo: “Meu irmão, eu digo, vem cantar comigo, Jesus Cristo, em Betânia, a sua vida quer mudar”. Que Nosso Senhor passe em nossa vida e nos transforme!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.