Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São José: homem fiel, obediente, cheio de fé, totalmente entregue a Deus e ao serviço d’Ele 

Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, Ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente (Mt 1,18-19).

Quando lemos este trecho, achamos que é tudo muito normal. Mas ponha-se nesta situação: José amava muito Maria e confiava nela.

Muitos meses se passaram entre a ida de Maria, o nascimento de João Batista, a quarentena de Isabel e a sua volta. Quando Ela voltou, estava com sinais claros de uma gravidez.
José ficou surpreso. O que teria acontecido? Ele sabia que a criança não era dele… José não era tolo, e Maria estava grávida! Imagine o drama no coração de José. Claro, no coração de Maria também, porque Ela não tinha como explicar o que Lhe acontecera.

Talvez, hoje, você pense: “Mas ela podia falar, podia explicar”. Como é que José ia entender? Com que palavras Maria iria explicar-lhe que aquilo que estava acontecendo com ela era obra do Espírito Santo?

Quando o anjo disse, Ela acreditou. Foi uma certeza de fé. Depois, Ela começou a ver as evidências: não teve mais menstruação, começou a sentir os sintomas da gravidez, os sinais da criança que crescia no seu ventre… Como Ela iria dizer isso a José? Como se explicar? Como José iria entender que tudo aquilo era obra do Espírito Santo?

Maria só pôde guardar silêncio e esperar que o Senhor Lhe mostrasse o caminho. Em meio a muita dor e muita espera, Ela confiava na ajuda do Senhor. Assim como José. Imagine-o recebendo Maria! Como ele passou aqueles dias, ele que sonhou tanto! Na ausência de sua noiva, preparou tudo para que, quando ela chegasse, pudessem fazer a festa de casamento.

A casa estava pronta, tudo arrumado para receber Maria. E agora? Só podia ser de outro! De quem seria aquela criança? O que teria acontecido? José não podia levar Maria consigo, não podia se passar por bobo diante de toda a população, que sabia há quantos meses Maria estava fora. José não podia assumir uma culpa que não era dele. Imagine tudo isso se passando no seu interior. Quanto sofrimento!

Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco” (Mt 1,20-23).

O próprio anjo explicou a José: “Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: ‘Eis que a virgem ficará grávida…’. Ela é virgem, José, você não pode imaginar. ‘(…) e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco’. O que n’Ela foi gerado vem do Espírito Santo”.

José não era capaz de compreender. A fé é isso. A cabeça não entende, mas, apesar de não entender, ela se dobra diante do que o Senhor diz. Foi assim que José procedeu. “Não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”.

Tudo isso aconteceu em sonho, o anjo lhe falou em sonho. E José aceitou! Ele investiu a vida, fosse Maria culpada ou não. Com o passar do tempo, ele foi vendo a realidade… Mas, na hora, arriscou e investiu toda a sua vida.

Valei-nos, São José! 

Trecho extraído do livro: “Valei-me, São José “de Monsenhor Jonas Abib 

Deus abençoe!

Monsenhor Jonas Abib - Fundador da comunidade Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.