Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo Coordenação de Agroecologia, atividade vem crescendo ano a ano no país

A produção orgânica é registrada em 22,5% dos municípios brasileiros. O número foi divulgado durante uma palestra, ontem (1°), na sede do ministério, em Brasília. O encontro faz parte da Semana dos Alimentos Orgânicos de 2016 e está sendo realizado em 25 estados e no Distrito Federal até o próximo dia 5.

Durante a palestra - aberta ao público e que contou com a participação de técnicos do Mapa-, o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, disse que a atividade vem crescendo no país. Em 2013, havia 6.700 unidades de produção orgânica. Hoje, o número chega a 14.449 unidades.

Para a organização da produção orgânica brasileira, Rogério lembrou que o ministério conta com as Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nas unidades da Federação. Essas comissões coordenam ações de fomento à agricultura orgânica; sugerem adequação das normas de produção e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Elas são formadas por 578 entidades públicas e privadas. “Com essa rede abrimos um espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”, disse Rogério.

Horta orgânica no Mapa

Nesta quarta-feira, a Coordenação de Agroecologia do Mapa também organizou uma visita guiada na horta orgânica urbana do ministério, localizada no prédio anexo ao edifício-sede. São mais de 100 espécies de verduras, legumes, plantas medicinais e aromáticas, num espaço de 360 metros quadrados. Entre as espécies, taioba, cebolinha, salsa, babosa, erva-cidreira, alfazema e pimenta-de-macaco.

A visitantes foi acompanhada por servidores do Mapa. As chamadas “ervas daninhas”, como o caruru e o cravo-de-defunto, chamaram a atenção deles. Ao contrário do que o nome diz, essas plantas podem ser usadas na alimentação humana ou aproveitadas como cobertura do solo e adubo orgânico. A horta também é um exemplo de reciclagem. Alguns canteiros foram feitos com caixa de isopor e pneus.

No próximo domingo, em Brasília, haverá uma feira e degustação de produtos orgânicos. A programação da Semana dos Produtos Orgânicos em todo o país você encontra em: www.agricultura.gov.br/semana-dos-organicos.

Cláudia Lafetá/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.