Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento ocorrido em Ribeirão Preto conectou várias pontas, desde os setores da pesquisa até as práticas adotadas no campo

Inovação foi a palavra que norteou as discussões do 37º Congresso Brasileiro de Nematologia como principal aliada às tecnologias para o manejo integrado de nematoides. O evento, realizado em Ribeirão Preto (SP), antecipou tendências, problemáticas e soluções, com a perspectiva de oferecer o máximo potencial produtivo às lavouras.  

O 37º CBN conectou várias pontas, desde os setores da pesquisa até as práticas adotadas no campo, promovendo desta forma a interação de agricultores, técnicos, empresas e estudantes de graduação e pesquisadores de diversas instituições. 

Superando as expectativas de público, o evento fechou com saldo positivo, com mais de 900 participantes - sendo mais de 500 presenciais e mais de 400 na modalidade on-line - de 21 estados brasileiros e de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Portugal, Moçambique, Paraguai e Peru.   

O grande diferencial desta edição foram os cases apresentados e as informações e experiências trazidas do campo e de laboratórios em relação aos vários temas debatidos. Foram mais de 50 atividades, durantes quatro dias, ministradas por 38 palestrantes, alguns internacionais, que abordaram as inovações com as plantas transgênicas ou editadas com resistência para os nematoides, o uso da eletrocussão (método de controle físico de nematoides), o controle químico e biológico de nematoides, agricultura de precisão e digital, estratégias de manejo e práticas agrícolas que reduzem os impactos de nematoides, tecnologias para lavouras irrigadas e de sequeiro, grãos, cana, cafeeiros, frutíferas, hortaliças. 

"O evento foi uma grande oportunidade para que os congressistas pudessem ter contato com o que há de mais inovador e atual, e o que está sendo discutido e implementado no campo, em termos de controle de nematoides”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora do 37º CBN, professor Pedro Soares. 

Ele faz uma avaliação positiva lembrando que o papel do evento é justamente o de apoiar a inovação para levar novos conhecimentos e tecnologias ao campo. "O evento cumpriu sua função, promovendo um debate enriquecedor e aproximando setores do ensino, das pesquisas e agricultores, técnicos, empresas e estudantes de graduação e pós graduação", comemorou Pedro Soares. 

Entre as inovações apresentadas uma chamou a atenção dos participantes no último painel do evento. A multinacional Zasso AG mostrou por meio de pesquisas realizadas com a Unesp de Jaboticabal e o Instituto Biológico de São Paulo (IB),  a eficiência das descargas elétricas no controle de nematoides na cultura da soja e cana-de-açúcar. 

O engenheiro agrônomo e diretor comercial da Zasso AG, Emílio Garnham, destacou que os dados sinalizam uma nova opção de ferramenta para solucionar um problema que aflige produtor rural e profissionais da área, gerando prejuízos bilionários ao agronegócio mundial. "Esses estudos com a descarga elétrica foram feitos exclusivos para o controle de nematoides", explica o diretor.  

Nos dois experimentos, as descargas foram aplicadas com o equipamento (protótipo) desenvolvido pela empresa. E em ambos os casos, as plantas que receberam os tratamentos secaram totalmente e morreram. 

A 37ª edição do CBN foi a maior já realizada até o momento pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN).  Este ano, o Congresso deu lugar a um modelo mais descontraído, que incluiu palestras com engenheiros agrônomos, consultores e produtores rurais. Isso estimulou uma maior interação entre pesquisadores, consultores e produtores rurais, 

"Não me lembro de ter ido a um congresso tão bom tecnicamente com agenda produtiva de assuntos e extremamente organizado. Agradeço pelo comprometimento de todos da comissão organizadora", afirmou o gerente de portfólio e marketing da Bayer, Fábio Maia. 

A doutoranda da Unesp de Jabotical,  Ana Beatriz Spadoni, destacou a fundamental contribuição que o evento trouxe para acadêmicos e profissionais da área. "A programação estava muito boa e com uma linha de raciocínio em que a gente conseguiu entender os problemas que os nematoides trazem ao campo. A ideia de trazer produtores para falarem sobre os problemas e soluções que eles vivem no campo foi muito interessante. Para mim foi o maior diferencial do congresso", comentou Ana Beatriz.  

Para Fabiano Griesang, do departamento de Marketing da Jacto, o evento trouxe muita informação nova, inovação e tecnologia na área de controle de nematoides, que já começam a ser aplicados no campo.  "O evento vislumbra soluções para o agro no futuro. Foi muito bom, todos palestrantes com muita bagagem, nível elevado e isso resultou em muito aprendizado nos quatros dias do evento", avaliou.  

A consultora Ângela Valentin Gorgen, de Luiz Eduardo Magalhães (BA), que proferiu palestra sobre "Práticas de Manejo de Nematoides utilizadas no Oeste da Bahia" elogiou a organização do evento e afirmou que os debates foram enriquecedores.  

 De Unaí, Minas Gerais, o engenheiro agrônomo e consultor técnico, Elmiro Vieira Queiroz, que abordou em sua palestra "Manejo de Nematoides em sistema de produção de grãos parabenizou a organização e elogiou o nível das palestras".  

Se você não conseguiu participar do maior evento sobre nematoides do país, ainda poderá ter acesso às palestras fazendo sua inscrição por apenas R$ 300 pelo site do evento https://37cbn.com.br. As palestras, foram todas gravadas, ficarão disponíveis por até seis meses após a realização do evento, que ocorreu de 1 a 4 de agosto de 2022. 

Esta é uma ótima oportunidade para conhecer as melhores inovações e tecnologias aliadas ao manejo integrado de nematoides. 

Asimp/37º Congresso Brasileiro de Nematologia

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.