Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, celebrou a reabertura do mercado russo para a carne suína brasileira, conforme anunciado hoje pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária Russo (Rosselkhoznadzor).

As cargas brasileiras poderão ser embarcadas para o território russo a partir de hoje, 01 de novembro. Conforme o Rosselkhoznadzor, foram reabilitadas 4 plantas localizadas no Rio Grande do Sul, das empresas Alibem Alimentos, da Adele Indústria de Alimentos e da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Desde o embargo imposto no último mês do ano passado, a Rússia deixou de importar do Brasil o equivalente a 230,4 mil toneladas – em torno de 40% de tudo o que o país teria exportado no período, tomando como referência as exportações realizadas entre janeiro a outubro de 2017.

“A retomada desse mercado tem um significado importante, em especial, pela representatividade que a Rússia desempenhou nos últimos anos, como principal destino das vendas brasileiras”, afirma Turra.

Com a reabertura deste mercado, os exportadores brasileiros têm boas expectativas quanto à retomada das vendas para o Leste Europeu, que se somarão às importações de carne suína pelos mercados da Ásia e da América do Sul.

“Com o problema sanitário de Peste Suína Africana ocorrente em diversos grandes produtores de carne suína pelo mundo, o Brasil, que não registra focos da enfermidade, tem despontado como possível parceiro na segurança alimentar dos países afetados”, analisa Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

Asimps/ABPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.