Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão desenvolver ações conjuntas em prol do desenvolvimento da agroindústria. O assunto pautou uma reunião na segunda-feira (11) entre o secretário da Agricultura; Norberto Ortigara, e o presidente da Fiep Edson Campagnolo. Também participaram o diretor-geral Rubens Niederheitmann da Secretaria e a coordenadora de relações governamentais da Fiep, Letícia Rezende.

A ideia é pensar ações conjuntas que proporcionem redução dos custos de produção e maior renda para os produtores, principalmente com o desenvolvimento da infraestrutura.

Além disso, colaborar para a ampliar o processamento dos produtos, já que o estado é um polo de produção de proteína animal. A Secretaria, em conjunto com a entidade, quer atrair investimentos, tecnologia e empresas de ponta que ajudem a cumprir esse objetivo, além de incentivar pequenas cooperativas paranaenses.

AMBIENTE - Para Ortigara, é fundamental desenhar políticas públicas que auxiliem investimentos e fortalecer a infraestrutura do estado, criando um ambiente favorável para a qualificação e melhor desempenho dos agricultores.

“O objetivo é escapar de variações abruptas de preço que ocorrem no mercado primário, então quanto mais processado, melhor”, disse o secretário. “Enxergamos a indústria como uma grande parceira. Foi-se o tempo em que era considerada adversária para o ganho do agricultor. A visão moderna é de um jogo de ganha-ganha, e quanto mais processada a produção, melhor para a sociedade”, afirmou.

O presidente da Fiep Campagnolo destacou que muitas melhorias podem acontecer no ambiente agroindustrial do Paraná, principalmente com o avanço tecnológico. “O estado que sempre teve um agronegócio muito intenso. Quando a indústria começou a se desenvolver, foi justamente porque houve modernização, novos equipamentos, novas tecnologias. Isso, mais do que nunca, hoje está presente em qualquer região do estado. São muitas oportunidades que a indústria e a agricultura têm para caminhar juntas e devemos aproveitar”, afirma.

Na conversa, as lideranças também abordaram a necessidade de investimentos em educação, nos colégios agrícolas. Atrair jovens para o ensino especializado na produção agropecuária, associando à tecnologia e desenvolvimento de start ups, é uma oportunidade de colocar o Paraná como referência.

Cooperativas

O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Rubens Niederheitmann, reforçou durante o encontro o programa de apoio em andamento, em parceria com a Emater e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O programa visa alavancar o crescimento de pequenas cooperativas, o que é uma das ações pertinentes para a linha de trabalho desta gestão. Cerca de 50 associações e cooperativas já estão recebendo capacitação.

O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.