Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante três dias de atividades, produtores da região poderão conhecer os benefícios e esclarecer dúvidas sobre essa técnica sustentável

Entre os dias 16 e 18 de novembro, o AgroGalaxy, representado na região pela Agro100, em parceria com a Sementes Piraí, promove uma série de palestras técnicas com o intuito de estimular o uso da "adubação verde", técnica agrícola que visa recuperar áreas degradadas e melhorar a fertilização do solo, e que ainda é pouco utilizada na região Norte Pioneiro do Paraná. Os eventos ocorrem em Londrina, Bandeirantes e Bela Vista do Paraíso com a presença de especialista na área que se aprofundará nos benefícios e em dicas de como os agricultores podem aumentar a produtividade de sua plantação.

Composto por 46 municípios, a região do Norte Pioneiro Paranaense gerou, só com a agropecuária, receita de R$ 9,89 bilhões em 2020, aumento de 20% em relação a 2019, segundo o relatório final do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), divulgado em setembro deste ano pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB). "Entretanto, a região ainda tem muito espaço de melhoria,", afirma Sheilla Pereira Albuquerque, vice-presidente de Operações Sul/Sudeste do AgroGalaxy.

Com a participação do engenheiro agrônomo José Donizeti Carlos, sócio-diretor da Sementes Piraí, empresa que atua há 48 anos no ramo e parceira do Agrogalaxy para o fornecimento de sementes certificadas, as atividades começam na terça-feira, 16 de novembro, às 18h, nas instalações da Associação dos Cerealistas do Norte do Paraná (Assosoja), em Bela Vista do Paraíso. No dia seguinte, 17, a partir das 18h, o evento ocorre em Bandeirantes, na Praça Brasil Japão. Já a terceira reunião entre o especialista, técnicos e produtores locais acontece, no dia 18 de novembro, às 8h30, na sede da Universidade Corporativa da Agro100, em Londrina. As atividades têm número limitado de participantes. O produto rural interessado em participar das palestras técnicas deve entrar em contato com o seu consultor de vendas Agro100.

Benefícios

A adubação verde é uma técnica de cultivo de plantas que se tornarão adubo para outras plantas, cultivadas em rotação, em sucessão ou mesmo em consórcio com culturas comerciais. Seus efeitos, no entanto, não se limitam à oferta de nutrientes para outras plantas. A técnica agrícola tem eficácia comprovada no controle de nematóides, na redução também de outras doenças e pragas, diminui a infestação de ervas daninhas, age na descompactação de solos, promove a fixação biológica do nitrogênio e a liberação de fósforo para as plantas, além de reduzir a amplitude térmica do solo, evitar erosões e intensificar a atividade biológica nas áreas de plantio.

"As plantas denominadas ‘adubos verdes’ têm características recicladoras, recuperadoras, protetoras, melhoradoras e condicionadoras de solo, englobando diversas espécies vegetais", esclarece José Donizete. O engenheiro agrônomo chama a atenção para o papel das leguminosas que fornecem nitrogênio retirado diretamente da atmosfera, sequestrando carbono e reduzindo a necessidade de adubos nitrogenados. Esse é um benefício sentido pelos produtores diretamente no bolso, sobretudo neste ano em que os fertilizantes químicos estão com preços recordes.

Sheilla Pereira Albuquerque explica que a inclusão da adubação verde no portfólio faz parte do compromisso de oferecer ao produtor rural soluções que promovam ganho de produtividade aliado à sustentabilidade da produção. "Temos convicção da eficiência técnica e das contribuições para uma agricultura mais sustentável e, por isso, apresentamos essas sementes como um produto da nossa marca própria, a Nutrigrow", explica a diretora. A partir deste mês, a equipe Agrogalaxy disponibiliza aos produtores o "mix de inverno" Nutrigrow, preparado pela Sementes Piraí especialmente para as lavouras do Norte Pioneiro.

O gerente técnico do Agrogalaxy Erich dos Reis Duarte, explica que, atualmente, poucos produtores do Norte Pioneiro fazem adubação verde. O que se tem de mais próximo é o plantio, em pequenas áreas, apenas de aveia ou nabo forrageiro como planta de cobertura. Os benefícios desta prática são bem menores que os do mix de sementes, manejado conforme as técnicas de adubação verde propriamente. Ele explica que é preciso uma força tarefa, entre as empresas e os técnicos, junto aos produtores paranaenses em buscar essa excelente forma de aumentar a cobertura das áreas de plantios, consequentemente o aumento de matéria orgânica e a vida microbiana do solo.
"Ano após ano, produtores da nossa região cultivam apenas grãos, intercalando soja/milho ou trigo. São poucos os que optam ao menos por cobertura de inverno. Vemos que alguns solos estão se esgotando. A adubação verde ainda não faz parte da cultura desses produtores, mas ao tomarem conhecimento dos seus benefícios, muitos farão o investimento. Pois se trata de cuidado com a terra e sua sustentabilidade", afirma o gerente técnico.

A adubação verde é amplamente usada por usinas de cana-de-açúcar no estado de São Paulo e também em algumas regiões de grãos no Centro-Oeste. A rodada de conversas técnicas promovida pelo AgroGalaxy representa uma oportunidade de esclarecer os produtores locais sobre a técnica agrícola e suas contribuições para as lavouras no Norte Pioneiro do Paraná.
Asimp/ AgroGalaxy

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.