Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ciclo produtivo do milho segunda safra no Paraná segue favorável, com o aumento da umidade do solo no estado. De acordo com o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, divulgado na quinta-feira (12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção do cereal é de aproximadamente 16 milhões de toneladas. O aumento chega a um percentual de 146,8% se comparado com a safra passada. Esse crescimento alia uma maior área plantada com a forte recuperação esperada para a produtividade da cultura, uma vez que o ciclo anterior foi cultivado fora da janela ideal e fortemente impactado por estiagem e geada.

“Os prognósticos climáticos são de chuvas favoráveis até o final do ciclo do grão. No entanto, devemos ter atenção ainda com relação às possibilidades de geadas, principalmente em junho. Até o momento, as condições das lavouras são positivas. Foram relatadas áreas pontuais com enfezamento causado pelo ataque da cigarrinha do milho, tombamento de plantas provocado pelo ataque de fungos e acamamento por ventos e granizo”, ressalta o superintendente da Companhia no estado, Erli de Pádua Ribeiro.

Para o feijão segunda safra a produção também deverá apresentar um crescimento superior a 100%, saindo de 279 mil toneladas para 576 mil t. Assim como no caso do milho, a leguminosa apresenta maior área plantada e recuperação no desempenho das lavouras.

No caso das culturas de inverno, os produtores aproveitam as boas condições climáticas para iniciar o plantio. Dentre os grãos cultivados no estado paranaense, destaque para o trigo que já tem 3% da área semeada. Mesmo com a previsão de uma queda na extensão cultivada de 3,3%, chegando a 1,18 milhão de hectares, a produção deve ser acrescida em 2,9%, podendo chegar a 3,3 milhões de toneladas. O aumento acompanha a melhor produtividade esperada, saindo de 2.638 quilos por hectare para 2.807 kg/ha. 

Mais informações sobre as culturas cultivadas no Paraná e nos demais estados do país podem ser acessadas no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022.

Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.