Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos próximos dias, de 22 a 24 de outubro, a Embrapa Suínos e Aves abre as portas para a divulgação da ciência de uma maneira especial. Com a realização da quinta edição do Dia de Campo da Ciência, a Embrapa e parceiros abordarão o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável", em cincos estações do conhecimento.

O objetivo é mostrar a alunos de 5º e 6º ano do ensino fundamental de escolas de Concórdia e região do Alto Uruguai Catarinense, além de municípios vizinhos do Rio Grande do Sul, como a ciência contribui no processo que envolve a bioeconomia, um modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos, com objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis. “Fazer com que a sociedade, especialmente essa geração mais nova, conheça e perceba como a ciência permeia o dia a dia é a grande missão deste evento”, comentou a chefe geral da Embrapa, Janice Zanella.

A realização do evento, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, é da Embrapa Suínos e Aves com a parceria do Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos, Centro de Divulgação Ambiental Usina Hidrelétrica Itá – CDA, Universidade do Contestado – Campus Concórdia e Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF. O evento neste ano também conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário - Sinpaf (Seção Local).

O Dia de Campo da Ciência será realizado em três dias, pela manhã e à tarde, atendendo às escolas conforme o agendamento prévio realizado em maio. A dinâmica inclui a apresentação de conteúdo em forma de estações, com instrutores.

Na estação da Ciência nos Laboratórios, de responsabilidade da Embrapa, a abordagem será voltada para o desenvolvimento de revestimentos protetores para ovos, por meio do suporte de estudos sobre nanotecnologia. Nessa estação, os alunos conhecerão o projeto de pesquisa que resultou em ovos mais resistentes à quebra e à contaminação, com maior vida útil de prateleira. Já na estação da Ciência na Avicultura e Suinocultura, o foco será a produção de energia a partir dos resíduos da produção. A Embrapa apresentará alternativas de utilização dos resíduos, como o biofiltro, tecnologia que utiliza bactérias para purificar o biogás gerado a partir dos dejetos suínos das granjas possibilitando o uso para combustível veicular. O produto é alinhado ao conceito de energias renováveis.

A Ciência no Meio Ambiente será apresentada em três estações. Uma delas será sobre agrofloresta, onde o Consórcio Lambari mostrará para os alunos que o conceito é sobre uma forma ancestral de uso da terra, que consiste em combinar espécies frutíferas, lenhosas/madeireiras com cultivos agrícolas, e até mesmo animais, com vantagens ambientais e econômicas para a sociedade e para a agricultura familiar, para substituir a prática de desgaste do solo e uso do próprio fertilizantes.

Outra estação do meio ambiente será coordenada pelo Comitê do Rio Jacutinga, Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF e Universidade do Contestado – UnC Campus Concórdia sobre Recursos Naturais e Sustentabilidade, onde abordarão sustentabilidade na produção e transformação da luz. Nessa estação, os estudantes vivenciarão a história da trajetória da lâmpada, desde o modelo desenvolvido no período de Thomas Edison até as lâmpadas presentes em nossas casas (incandescentes, fluorescente ou LED), bem como a sustentabilidade energética decorrente da mudança tecnológica. Os visitantes poderão conhecer como a qualidade da luz produzida evoluiu com as novas tecnologias empregadas, bem como as possibilidades de mudanças nas frequências luminosas (cores) para cada uso.

O Centro de Divulgação Ambiental Usina Hidrelétrica Itá – CDA falará sobre ictiofauna, abordando o conceito (conjunto de peixes de uma determinada região), a diversidade de peixes da nossa região, bem como sobre o monitoramento da ictiofauna realizado pela UHE Itá.

A abertura oficial ocorre hoje, às 8h30, com a presença de representantes da Embrapa e das instituições parceiras e apoiadoras.

Monalisa Leal Pereira/Asimp/Embrapa Suínos e Aves

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.