Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aumento das exportações e desburocratização são as principais metas, diz ministro

Durante mais de três horas, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, apresentou aos integrantes da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado as prioridades da pasta. A desburocratização e a ampliação do mercado externo foram os principais pontos destacados pelo ministro.

Maggi também falou sobre a proposta de taxação das exportações agrícolas para o financiamento da Previdência Social. Ele manifestou surpresa com as informações veiculadas pela imprensa. “Nós tivemos uma reunião com o presidente Michel Temer e a equipe econômica e esse assunto não foi tratado.”

O ministro adiantou que será contra a proposta, que considera “um abraço de afogado”. “Vou lutar até o final, mas se o presidente Temer disser que é uma decisão de governo não tem mais o que fazer”. Os produtores, na avaliação de Maggi, terão perdas financeiras e de competitividade.

Blairo Maggi anunciou ainda que está analisando uma proposta de revisão dos juros para o financiamento de investimentos agrícolas. Atualmente, os juros praticados se encontram na ordem de 10%. Para uma inflação de 8%, como está sendo registrada hoje, esse percentual não é elevado. No entanto, como os empréstimos para financiamento são de longo prazo, a queda da inflação pode gerar juros reais elevados para o produtor.

“Estamos estudando com o Ministério do Planejamento a possibilidade de criarmos uma escala móvel para baixo, que seria a inflação e mais um percentual qualquer”, comentou o ministro. Essa proposta ainda não está concluída, mas já foi discutida com a equipe econômica durante a reunião realizada nessa quarta-feira (22) com o presidente Temer.

O ministro também tratou da venda de terras para estrangeiros, defendendo a proposta com restrições para as culturas anuais.

Com relação ao aumento das vendas para o exterior, o ministro anunciou viagens para o Canadá, Estados Unidos, norte da China, Malásia, Coreia do Sul, Vietnã e Índia, entre outros.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.