Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ministra Tereza Cristina e o ministro Luis Basterra reuniram-se, em Brasília, ontem (9)

Após intenso trabalho, iniciado em 2020, Brasil e Argentina solucionaram 49 temas pendentes na relação bilateral agropecuária, de um total de 54 itens. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, se reuniram ontem (9) para avaliar as medidas e estreitar o comércio e a cooperação entre os dois países.

Os temas incluem abertura e reabertura de mercado de diversos produtos, como farinhas, cárneos (bovino, suíno e de aves), lácteos, grãos, pet food e frutas. Um exemplo é a autorização para importação de camarões inteiros e limpos da Argentina (chamados langostinos) e a resolução de pendências sanitárias para exportação de uva e maçã brasileiras.

 “A pauta com a Argentina é daqui para frente. O pra trás está encerrado. Nós zeramos todos os nossos problemas de certificado. Hoje, na agricultura e pecuária, o Brasil e a Argentina não tem mais nenhum produto que tenha algum tipo de problema”, destaca a ministra Tereza Cristina.

O ministro Basterra lembrou que algumas dessas pendências já duravam mais de dez anos entre e foram solucionadas graças à celeridade e credibilidade das equipes. “Agora temos uma agenda positiva para trabalhar com posições internacionais de cooperação”, ressalta.

Os ministros estimam que o fluxo comercial de produtos agropecuários deve se intensificar. Atualmente, a Argentina é o 16º destino das exportações brasileiras, somando US$ 1,17 bilhão, o que representa mais de 1% das vendas externas do agronegócio. Os principais itens são soja, café não torrado, frutas, nozes não oleaginosas, frescas e secas. A maior parte das importações do Brasil tem origem argentina. Em 2020, as compras corresponderam a um quarto do total das importações do país (US$ 3,18 bilhões).

Os governos continuarão se debruçando para a solução de mais cinco temas. Entre eles, controle integrado da fronteira para agilizar o trânsito de mercadorias perecíveis.

Pesquisa

Na área de pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Inta) renovaram por mais cinco anos o acordo de cooperação bilateral.

De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a Argentina é o terceiro país com maior interação de pesquisas com a Embrapa, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da França. As áreas com grande intercâmbio de informações são soja, florestas e recursos genéticos.

A presidente do Inta, Susana Mirassou, destacou que um dos próximos projetos entre os países é aprofundar a troca de informações sobre germoplasma. Moretti citou ainda o desenvolvimento de programas de rádio e televisão, em português e espanhol, para capacitação de pequenos produtores.

Cooperação Internacional

Os ministros ressaltaram a importância de coordenarem ações na região para adoção de posições convergentes que fortaleçam a relação bilateral e o Mercosul em eventos internacionais, como a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, que ocorrerá em setembro deste ano.

Brasil e Argentina ratificam aliança para se consolidarem como fornecedores globais de alimentos seguros e produzidos de forma sustentável.

Em 9 de março de 2021, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, se encontraram na cidade de Brasília, em reunião de trabalho, com o objetivo de estreitar laços de amizade, comércio, cooperação e coordenação de ações em nível internacional.

Ambos os Ministros destacaram os avanços muito importantes na agenda bilateral de acesso a mercados, cumprindo os objetivos traçados no início de 2020, baseados na confiança e seriedade do trabalho dos serviços sanitários dos dois países. A partir desse trabalho, as duas partes conciliaram interesses, o que lhes permitiu resolver 49 das 54 questões identificadas no início de 2020, incluindo resoluções sobre questões históricas, como pet food e camarão, abrindo mercados para produtos dos dois países, o que impulsionará o intercâmbio bilateral e integrará as cadeias produtivas.

Para continuar com o excelente espírito de trabalho, Tereza Cristina e Basterra acordaram as principais linhas de trabalho para 2021, em que assume especial relevância a articulação e coordenação dos controles fronteiriços.

Além disso, os dois Ministros concordaram sobre a importância de fortalecer os trabalhos sobre agricultura no Mercosul e no Conselho Agropecuário do Sul (CAS). Nesse sentido, reconheceram que os dois países enfrentam desafios comuns para continuar consolidando a região como fornecedora de alimentos confiáveis, seguros e inócuos para o mundo, fortalecendo a luta em favor da segurança alimentar.

Em particular, eles destacaram a importância de a região manter foco nos desafios que enfrenta, especialmente em termos de sustentabilidade na produção de alimentos e pagamento por serviços ecossistêmicos. Ambos os Ministros reiteraram a importância do desenvolvimento sustentável, respeitando seus 3 pilares, ambiental, econômico e social, em pé de igualdade, assim como uma transição justa para esse desenvolvimento. Os dois Ministros concordaram sobre a importância de coordenar ações, agregando outros países da região com visões convergentes, especialmente com vistas à Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, em setembro de 2021.

Da mesma forma, ambos os Ministros destacaram a histórica relação de cooperação entre o INTA e a EMBRAPA, com 19 projetos executados entre 2009 e 2014. Nessa linha, destacaram que no ano passado o memorando de entendimento de cooperação entre os dois institutos foi renovado por mais 5 anos, o que vai permitir maiores avanços em questões estratégicas como aquicultura, gênero, biotecnologia, agricultura familiar, recursos genéticos, silvicultura, entre outras.

Por fim, reiteraram a importância do trabalho conjunto em prol da adoção de medidas sanitárias e fitossanitárias com base científica, destacando o trabalho da AG5, bem como a vocação para cooperar em questões estratégicas como agroecologia, bioinsumos, bem-estar animal e implementação de um programa piloto de promoção comercial conjunta.

Ascom/Ministério da Agricultura.Pecuária e Abastecimento

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.