Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na primeira reunião em Brasília, os dois países discutiram a retomada das exportações de carne suína aos ucranianos

O Comitê Consultivo Agrícola (CCA), estabelecido entre Brasil e Ucrânia, se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (23), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Além de temas de interesse mútuo no setor agropecuário, como pesquisa, inovação e biocombustíveis, o objetivo da reunião foi estreitar as relações comerciais dos países sobre exportação de material genético avícola e de sêmen bovino do Brasil para a Ucrânia e o retorno das vendas brasileiras de carne suína àquele mercado. Os ucranianos, por sua vez, pretendem aumentar o comércio de óleo vegetais, cereais e bebidas para o Brasil.

“Essa reunião é importante para que o intercâmbio comercial entre os dois países volte a aumentar. Atualmente, temos a possibilidade da retomada das exportações de carne suína para Ucrânia. Toda a documentação já está com os ucranianos e aguardaremos a posição deles”, disse Odilson Luiz Ribeiro e Silva, secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio e diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Também participaram do encontro os diretores dos departamentos de Saúde Animal e de Sanidade Vegetal do Mapa, Guilherme Marques e Marcus Vinícius, respectivamente, e técnicos de várias áreas do ministério e da Embrapa, além de representante do Ministério das Relações Exteriores. O governo da Ucrânia foi representado pela vice-ministra de Política Agrária e Alimentos, Vladyslava Rutytska, pelo embaixador Rostyslav Tronenko e por técnicos do Ministério da Agricultura daquele país.

Segundo Marques, o ministério entregará os certificados de exportação de material genético avícola e o de sêmen bovino do Brasil à Ucrânia durante a Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio deste ano.

No ano passado, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Ucrânia totalizaram US$ 68,5 milhões. No mesmo período, as importações brasileiras de produtos agropecuários ucranianos somaram US$ 272 mil. Entre os principais produtos exportados do Brasil para a Ucrânia estão fumo, café, carnes e produtos do complexo sucroalcooleiro.

Cláudia Lafetá/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.