Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Negociações para abertura daquele mercado a carnes bovina e suína também avançam

Fabricantes brasileiros de gelatina e de alimentos para animais domésticos já podem exportar para o Canadá. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em Ottawa, durante a 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá. Os representantes dos dois países também acertaram que missões canadenses deverão fazer uma auditoria em plantas frigoríficas de carne bovina e suína no Brasil, assim como nos controles oficiais para exportação de carne de frango, o que significa avanço nas negociações bilaterais.

“O Canadá é um importante mercado e, atualmente, os produtos agropecuários brasileiros acessam somente 1,8% dele”, disse o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva. Ele é um dos membros da comitiva brasileira no CCA, da qual também fazem parte o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e do assessor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.

Material genético e Codex Alimentarius

Segundo os participantes da comitiva brasileira, o principal resultado do encontro desta semana foi o alinhamento das negociações entre os dois países. Ambos representam mercados importantes para produtos agropecuários. O Canadá, por exemplo, tem interesse em vender material genético de caprinos, ovinos e bovinos para o Brasil. Já o governo brasileiro pediu apoio dos canadenses à sua candidatura para a presidência do Codex Alimentarius, forum internacional de normatização do comércio de alimentos estabelecido pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1963.

O Canadá ocupa a 22ª posição entre os destinos dos produtos agrícolas brasileiros. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas para o país renderam US$ 188 milhões, com destaque para o açúcar e o café. Já o Brasil importou do mercado canadense US$ 42 milhões no mesmo período. Os principais produtos comprados foram lentilhas e ervilhas, rações para animais e trigo.

A partir desta terça-feira, o secretário Odilson Ribeiro Silva, José Luís Vargas e Filipe Lopes vão integrar a comitiva do ministro Blairo Maggi, que participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington, nesta quinta-feira (28).

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.