Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Blairo Maggi deu a notícia em evento, no Paraná, que reuniu representantes de 49 cooperativas da região Sul

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou em entrevista em Campo Mourão (PR) na sede da cooperativa Coamo, ter recebido comunicado de que o Peru abriu seu mercado para a carne suína brasileira. “Isto quer dizer que o Paraná poderá fazer essa exportação também”, adiantou o ministro a dirigentes de cooperativas do estado. O estado de Santa Catarina também será outro exportador potencial aos peruanos por ser área livre de aftosa sem vacinação.

Há cerca de três meses, o Brasil recebeu uma missão do Peru para uma negociação destinada ao início das exportações de cortes suínos àquele mercado. Ainda faltam detalhes para ser formalizado o Certificado Sanitário Internacional (CSI), que viabilizará o início do embarques do produto brasileiro. Após isto será necessária a vinda ao Brasil de nova missão veterinária para habilitar as plantas que irão embarcar a carne suína.

O ministro tem ainda a expectativa de que a Rússia reinicie as compras de carne suína, paralisadas em dezembro de 2017, sob a alegação da presença da ractopamina – não aceita pelos russos - nos cortes. No próximo dia 24, autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia se reunirão para avançar na retomada do comércio. “Deveremos ter na semana que vem o anúncio da Correia do Sul como uma possibilidade de exportação de carnes suína do Brasil. Então, temos também boas notícias”, declarou.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.