Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É o que demonstra o Quarto Levantamento de Safra de Café da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab de dezembro que está disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café

De acordo com o Quarto Levantamento de Safra de Café da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, a produção total de café do Brasil em 2015 está estimada em 43,24 milhões de sacas de 60 quilos, sendo 32,05 milhões da espécie arábica e 11,19 milhões de café conilon. Esse resultado representa redução de 5,3% se comparado à produção de 2014, que foi de 45,64 milhões de sacas numa área de 1,96 milhão de hectares com produtividade de 23,28 sacas por hectare. Em relação à safra de 2015, a área de produção foi de 1,922 milhão de hectares com produtividade de 22,49 sacas por hectare.

Conforme a pesquisa da Conab, a área total plantada no país com a cultura das espécies de arábica e conilon é de aproximadamente 2,248 milhões de hectares. O cultivo majoritariamente está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná e Goiás, que correspondem a cerca de 98,65% da produção nacional. Outros estados produtores respondem por 1,35% da safra. São eles: Acre, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

A Conab realiza anualmente quatro levantamentos de campo ao longo de cada safra do café. O primeiro, feito nos meses de novembro e dezembro, é divulgado em janeiro. Essa pesquisa ocorre no período pós-florada, um dos mais importantes para o café. Nesse período o clima favorável e boas práticas agrícolas, em geral, garantem boa uniformidade e qualidade dos grãos. O segundo, no período pré-colheita, é feito no mês de maio e os resultados são divulgados no mês de junho. Normalmente, até o mês de maio menos de 20% do café produzido no país foi colhido.

O terceiro levantamento, realizado em agosto e divulgado em setembro, ocorre no período de plena colheita nas principais regiões produtoras. Considerando o café arábica e o conilon, normalmente a colheita no país ocorre de março a outubro, mas é concentrada no período de maio a agosto. Nessa ocasião do levantamento, a colheita representa em torno de 90% do café produzido no ano objeto de pesquisa.

Quanto ao quarto levantamento anual, o qual está sendo divulgado neste momento, é realizado e divulgado em dezembro e, por ser o último da safra, compreende o período de pós-colheita. Nesse mês a colheita já foi finalizada e as estimativas são corrigidas com os dados consolidados coletados nas principais áreas produtoras de café do País.

O Relatório do Acompanhamento da safra brasileira de café, publicado pela Conab, é bastante amplo e contempla vários dados, informações e análises da cafeicultura que são relevantes para os agentes do agronegócio café brasileiro. Entre eles destacam-se: estimativa da área cultivada, produção e produtividade; monitoramento agrícola e parâmetros agrometeorológicos; colheita e comercialização; crédito rural e exportação; entre outros que valem a pena serem conferidos no portal da Conab e no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café.

O Observatório do Café – Divulga sistematicamente, além dos levantamentos de safra de café, da Conab, publicações das instituições integrantes e parceiras do Consórcio Pesquisa Café contendo dados, análises e informações sobre: Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café; Informe Estatístico do Café  e Valor Bruto da Produção, do Mapa; Relatórios sobre o mercado de café, da Organização Internacional do Café – OIC; Resumos das exportações brasileiras de café, do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé; portfólio de tecnologias desenvolvidas pelo Consórcio; publicações sobre tecnologias; Revista Coffee Science; dados completos sobre Safras e Estoques; pesquisa sobre Consumo e Tendências; Estatísticas, Cotações e Análises; Clipping mensal de notícias veiculadas na mídia; Imagens, Vídeos e Áudios; Rede Social do Café; Relatórios de Atividades da Embrapa Café e do Funcafé; e Sistema Brasileiro de Informação do Café – SBICafé, entre outros.

Lucas Tadeu Ferreira/Asimp/Embrapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.