Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministro Blairo Maggi reuniu-se com o ministro da Agricultura boliviano para estreitar parceria comercial

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) encontrou-se nesta quinta-feira (28), em La Paz, com o ministro da Agricultura da Bolívia, César Cocarico, para promover as relações comerciais no setor de agronegócios entre os dois países. De acordo com o ministro, ficou acertado que técnicos brasileiros e bolivianos trocarão informações sobre prioridades a serem trabalhadas para aumentar o fluxo de comércio.

Entre os pontos de interesse destacados pelo ministro da Bolívia estão aprofundar o diálogo sobre o uso de bioinsumos no Brasil,  a certificação social da agricultura orgânica feita pelo Mapa (sem ônus para produtores) e o intercâmbio na área de ciência e biotecnologia genética desenvolvidos pela Embrapa.

Entre os produtos da pauta de negociações comerciais, do lado brasileiro há intenção de aumentar a exportação de carne, enquanto a Bolívia quer ampliar as vendas de quinoa, banana e chia.

A maior área de fronteira do Brasil é com a Bolívia, somando 3.400 km quadrados. O país está ainda em fase de adesão ao Mercosul. Há grande interesse do ministro Blairo Maggi em estreitar relações com a Bolívia e também com Peru, onde também esteve em viagem oficial, nesta semana, aproveitando a proximidade com os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O ministro visitou no Peru a Expoalimentaria, maior feira de alimentação e de bebidas da América Latina, reuniu-se com o ministro da Agricultura peruano, Jose Manuel Calderón, além de participar, em Lima, de seminário empresarial que teve a  representação de entidades do setor e de governos de estados próximos da fronteira com o país.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.