Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde quinta-feira (12/05), o governo federal voltou a taxar a importação do queijo muçarela vindo de países que não fazem parte do bloco Mercosul. A decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU), volta a vigorar com tarifa de importação de 28%. A medida atende a demanda do setor leiteiro de todo país, liderado pela deputada  do agro Aline Sleutjes, entidades do setor, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sistema FAEP/SENAR-PR e Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).

Desde março de 2022 a Câmara de Comércio Exterior zerou a alíquota nas importações de sete produtos, entre eles o queijo muçarela. A medida trouxe preocupação ao setor leiteiro nacional, trazendo riscos de baixa de preço e excesso de produtos.

“Vejo com grande alívio a volta da taxação do queijo muçarela importado. Desde março estamos trabalhando com o ministério da economia e da agricultura, na defesa dos produtores. A retirada da alíquota permitia uma concorrência desleal entre a produção nacional e a importada. Precisamos fortalecer a cadeia produtiva do leite e oferecer medidas eficazes para a continuidade do crescimento da produção, evitando o êxodo rural, gerando emprego e renda nos mais diversos municípios brasileiros e principalmente, garantindo o abastecimento da população com preços acessíveis”, comentou a deputada federal e membro da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA)

A pecuária leiteira é uma atividade presente em 5.517 municípios do Brasil, sendo produzido em 99% das localidades, gerando em média 4,5 milhões postos de trabalho direto, totalizando mais de 5 milhões de famílias que vivem da produção de leite. No Brasil mais de cinco milhões de famílias vivem da produção leiteira e o setor gera em torno de 20 milhões de empregos direto e indireto. A produção nacional de leite superou no último ano os 35 bilhões de litros, sendo o 3º maior produtor mundial.

Aline Sleutjes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.