Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa de inovação e desenvolvimento BRDE Labs Paraná, anunciou sua quarta edição, na quinta-feira (09), durante o Show Rural 2023. Esse ano, o tema do programa é “Inovação verde e de equidade”, com desafios voltados para a área. As inscrições para as grandes empresas, que procuram ser âncoras no programa, já foram abertas e podem ser acessadas pelo site do BRDE.

A apresentação do BRDE Labs foi realizada no estande do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com a presença do vice-governador Darci Piana, ocasião em lembrou que ações como as do BRDE o elevam ao patamar "de ser o maior banco de desenvolvimento do Sul do país".

“Nesse ano, o BRDE toma mais essa iniciativa com o tema Inovação Verde e Equidade, tornando um processo onde hoje a inovação faz parte das ações do banco. E ano passado, o programa teve uma característica inovadora no Brasil, como a abertura de contratação do BRDE (poder público), das ideias apresentadas e selecionadas pelas startups com melhor desempenho nos quatro desafios propostos”, comentou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “E também aproveito para agradecer a todos os colaboradores pelo empenho em tornar o BRDE Labs um programa de sucesso”, concluiu.

O diretor da aceleradora Hotmilk PUCPR, Fernando Luciano reconheceu o valor da parceria com o BRDE.“Esse programa promove a cadeia de inovação tríplice hélice, universidade, setor produtivo e governo. Já foram impactadas 28 empresas âncoras, com 692 startups de 22 estados pelo Brasil, que se inscreverem, sendo 250 empresas por ano e tentando solucionar cerca de 61 desafios das grandes empresas. O BRDE tem esse apoio educacional, como faço contrato, quais os indicadores, trabalha todo o conjunto”, explicou. “Vamos trabalhar a partir de agora, na captação de todas as empresas interessadas, depois capacitar os times selecionados e gerar as conexões”.

“Nós tivemos o objetivo de apresentar o programa para o público, explicar como ele funciona e a sua missão”, contou a gerente de planejamento, Lisiane Astarita. “Estamos na fase de captar empresas do Paraná, que queiram buscar soluções para os seus desafios relacionados ao tema e se conectar com inovação aberta, para serem as âncoras da edição de 2023”.

Experiência Coopavel

A Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel) atuou como empresa âncora no BRDE Labs PR 2020, com o tema Agronegócio. A instituição recebeu o convite para ser uma das oito mentoras na primeira edição do programa, logo após o Show Rural 2020.

O gerente de tecnologia da informação da Coopavel, Rogério Aver, conta que a empresa se interessou pelo programa por conta da falta de conhecimento na área de inovação interna. A aceleradora Hotmilk foi de grande assistência durante o processo para que as startups e empresas se entendessem da melhor forma.

“Nós criamos uma comissão interna com gestores das áreas que queríamos que participassem e, trabalhando junto com a Hotmilk, foi uma metodologia fantástica”, relatou Rodrigo, durante o evento desta quinta-feira. “A experiência ressignificou a Coopavel por dentro, pois nos entendemos o que era inovação e como podíamos atuar com ela. Algo muito positivo, além de trazer duas startups para trabalhar conosco, o programa também despertou uma nova visão, de como é possível incluir a inovação no agronegócio.”

A equipe do banco, que também acompanhou o anúncio, foi composta pela; a analista de planejamento eco financeiro, Simone Marques; e os gerentes de planejamento adjuntos, Mateus Muller e Thais Paola Grandi.

O programa

Idealizado pelo BRDE, em parceria com a Aceleradora Hotmilk PUCPR e AMCHAM, o BRDE Labs foi elaborado com o objetivo de capacitar e acelerar o desenvolvimento do estado do Paraná, aproximando as startups do Governo, Universidade, Indústrias e do BRDE para a geração de inovação. O programa é estruturado de uma maneira inovadora, que promove a conexão entre empresas e startups, trabalhando de forma equilibrada com o ecossistema.

Asimp/BRDE

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.