Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretário de Defesa Agropecuária diz que empresa adotou procedimento correto ao identificar problema e comunicá-lo a autoridades

A empresa BRF comunicou ontem (14) ao Ministério da Agricultura (Mapa) e à Agência Nacional de Vigilância Agropecuária (Anvisa) que está recolhendo de forma voluntária 464 toneladas de carne de frango por suspeita de presença da bactéria Salmonella enteritidis. No mercado doméstico estão sendo recolhidas 164,7 toneladas de frango in natura, em 13 estados. Outras 299,6 toneladas destinadas ao mercado internacional também serão recolhidas como medida preventiva, pelo mesmo motivo.
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, “foi correto o procedimento adotado pela empresa na identificação do problema, no recolhimento voluntário do produto e na comunicação ao ministério e à Anvisa”.
O Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Mapa está acompanhando o recolhimento, assim como a destinação correta do produto em estoque e o que retornará à indústria.
Produzidos nos dias 30 de outubro e 5, 6, 7, 9, 10 e 12 de novembro de 2018, na unidade de Dourados (MS), os produtos foram comercializados, no mercado doméstico, nos seguintes estados: Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No total, o “recall” nacional representa quantidade inferior a 0,1% de toda a produção mensal de frango da BRF no país.
A BRF explicou que, “caso esses alimentos não sejam completamente fritos, cozidos, assados ou manuseados conforme descrito nas embalagens, a Salmonella enteritidis representa risco à saúde". A companhia comunicou ainda, que destacou grupo de especialistas para investigar as origens deste único caso, com o objetivo de garantir a adoção das medidas apropriadas para evitar a recorrência do problema.
A empresa está coletando os produtos de todos os lotes envolvidos. Para isso, é importante que o consumidor siga a identificação das embalagens, para checar nome, peso, marca, data de fabricação e origem dos produtos. Uma vez identificado o produto com suspeita de Salmonella, o consumidor deve entrar em contato por meio do e-mail recolhimento.sac@brf-br.com ou ligar gratuitamente para o telefone 0800 031 1315. Para a realização dos procedimentos de substituição, devolução ou ressarcimento, será necessária a apresentação física do produto.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.