Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou em seu site o calendário 2022 dos levantamentos realizados pela estatal. Com isso, as datas de divulgação das safras de grãos, de café, de cana-de-açúcar e da comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) já podem ser acessadas pelo público.

Na terça-feira (11), a estatal divulgou a 4ª estimativa da safra de grãos 2021/22, com a previsão de produção de um volume total de 284,4 milhões de toneladas. No caso da safra de grãos, as divulgações trazem um panorama do início do ciclo de produção a partir do mês de outubro de cada ano. Ao todo são 12 levantamentos mensais, com o último encerrando o ano-safra no mês de setembro.

No próximo dia 18 de janeiro será a vez do 1° Levantamento da Safra de Café 2022. Neste caso, o anúncio é o primeiro de uma série de quatro, contendo pesquisa de produção nas principais regiões produtoras do país. Os levantamentos subsequentes ocorrem nos meses de maio (19), setembro (20) e dezembro (15).

Ainda neste mês de janeiro, no dia 20, será divulgado o 1º levantamento mensal de comercialização de hortigranjeiros nas principais Ceasas do país. Durante todo o ano, mensalmente, são realizados levantamentos que fazem parte do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), cuja operacionalização é realizada pela Conab.  

Para a cana-de-açúcar, o 4º e último levantamento, que encerra a safra 2021/22, está agendado para o dia 20 de abril. Os levantamentos seguintes, referentes ao ano safra 2022/23 estão marcados para abril (28), agosto (19) e dezembro (22). 

O Boletim de Monitoramento Agrícola, por sua vez, é publicado mensalmente, produto da parceria entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), se destacando entre os serviços da Conab para atender a sociedade com informações sobre as condições agrometeorológicas e a interpretação do comportamento das lavouras em imagens de satélites e no campo. O primeiro boletim deste ano será publicado no dia 27 de janeiro.

Pelo site da Conab é possível ficar também informado sobre as apresentações on-line (webinar) no canal da Companhia no Youtube, com comentários de analistas e diretores da Companhia, além de convidados e representantes de órgãos como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Acesse aqui o Calendário de Divulgação de Safras e do Prohort, divulgado pela Conab.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.