Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A República de Camarões anunciou a abertura de seu mercado para a genética produzida pela avicultura brasileira, conforme informação repassada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

A notícia foi comemorada pelo setor produtor de genética avícola do Brasil, que agora passa a fornecer pintinhos de 01 dia e ovos férteis para a avicultura camaronesa, que sofreu indiretamente os impactos da crise sanitária da avicultura europeia, principal fornecedora de genética para o país africano, causada pela Influenza Aviária. 

Camarões é, de acordo com Ricardo Santin, presidente da ABPA, um mercado com grande potencial de expansão de crescimento na produção e nos níveis de consumo. Com uma produção anual de aproximadamente 150 mil toneladas de carne de aves, a avicultura representa mais de 40% do total de carnes produzidas no país. Em termos de consumo, segundo a FAO, o consumo per capita de Camarões cresceu de 2,2 kg em 2006 para 5,6 kg em 2016.

“Há boa expectativa quanto a esta parceria com a avicultura camaronesa. O país africano tem buscado incrementar sua própria capacidade produtiva de aves e confiou no Brasil, como nação livre de enfermidades como Influenza Aviária, para o fornecimento desses insumos de alto valor agregado. Esta nova oportunidade amplia o perfil exportador do segmento, que tem aumentado sua participação na pauta exportadora setorial”, analisa Santin. 

O Brasil se consolidou como plataforma exportadora global de genética avícola.  Atualmente, fornece insumos para 58 mercados na Ásia, África, Europa e Américas.

Paulo Cezar Abrahão Prates/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.