Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Já foi realizado curso no Acre e os próximos serão no Amazonas e Pará

Servidores que trabalham com licitação, contratos e em área de nutrição voltados para a compra de alimentos destinados a instituições de ensino, unidades militares e outros órgãos públicos participaram, na última semana, em Rio Branco (AC), de capacitação para aquisição de compras públicas da agricultura familiar.
Técnicos e gestores da União, estados e municípios conheceram melhor e tiraram dúvidas a respeito da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal. Eles acessaram modelos de chamadas públicas que podem conter cardápios regionalizados, trocaram experiências sobre a logística de entrega e armazenamento de produtos e debateram aspectos sanitários e padrões específicos para polpas e bebidas.
O curso resultou de parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) com a Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e apoio do Ministério da Cidadania.
Novas oficinas serão realizadas em Manaus (AM), na próxima semana, entre os dias 23 e 25. Em Santarém (PA), entre os dias 30 e 1º de agosto, e, em Belém (PA), entre de 6 a 8 de agosto. Para mais detalhes ou dúvidas, os interessados devem enviar e-mail para assis.gustavo@gmail.com.
De acordo com o coordenador-geral de Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Mateus Rocha, as informações obtidas com as aulas refletem na economia local e em uma alimentação mais saudável. "As oficinas têm como objetivo esclarecer procedimentos e ampliar o volume das compras públicas de produtos da agricultura familiar. Com isso, ajudamos a desenvolver o meio rural, gerando renda e garantindo que alimentos de qualidade cheguem à mesa dos alunos e outros beneficiários".
Outro foco da qualificação é dar cumprimento ao Decreto nº 8.473/2015, que prevê que todos os órgãos públicos federais que adquirem alimentos devem destinar pelo menos 30% dos recursos para a compra de produtos da agricultura familiar. Na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o agricultor pode vender até R$ 20 mil, por ano, a cada órgão comprador. Já para as cooperativas ou associações, o teto é de R$ 6 milhões, por ano, respeitando o limite individual por agricultor.
A assessora técnica da GIZ, Tatiane Balzon, destaca que a iniciativa contribui para o desenvolvimento sustentável. “A manutenção da floresta em pé passa pela ampliação dos mercados e da garantia de alternativas econômicas para os produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar da Amazônia. Para nós da GIZ, é fundamental trabalhar, tanto do ponto de vista da oferta dos produtos com ajuda da Rede de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), quanto da qualificação da demanda, com capacitação nos órgãos compradores”.
Por meio do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, a entidade alemã apoia a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo na geração de mercado, seja público ou privado, em quatro estados da Amazônia: Acre, Amazonas, Amapá e Pará. Por meio das Câmaras Estaduais de Comercialização, o projeto tem a função de unir a oferta e a demanda.
Próximas oficinas sobre Compras Institucionais
Manaus (AM) - 23/07 a 25/07
Santarém (PA) - 30/07 a 01/08
Belém (PA) - 06/08 a 08/08

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.