Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além da goiaba, produtores de Carlópolis garantiram a certificação Global G.A.P para carambola, abacate, pitaya, figo da Índia e lichia

Um grupo de 10 produtores de Carlópolis, no norte pioneiro do Paraná, obteve o selo coletivo Global G.A.P. para mais cinco frutas, além da goiaba: abacate, carambola, pitaya, figo da Índia e lichia. A certificação internacional reconhece e atesta a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola e abre as portas do mercado europeu para exportação.

Além de ser uma ferramenta para a abertura de novos mercados, a certificação aumenta a confiança do consumidor na inocuidade dos alimentos, demonstrando o compromisso do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar. A norma aborda, principalmente, pontos de rastreabilidade, técnicas de produção (uso controlado de defensivos químicos), preservação do meio ambiente e recursos naturais, aspectos higiênicos (não-contaminação química, física e biológica) e sociais (ambiente de trabalho adequado).

No ano passado, os produtores cooperados de Carlópolis comercializaram 133.117 quilos de abacate no mercado interno. Crédito: Divulgação.

A certificação foi concedida para a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) e dez propriedades. A produtora certificada e gerente de vendas da Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC), Inês Yumiko Sato Sasaki, conta que, desta vez, o processo foi mais tranquilo, já que a adequação nas propriedades já está feita por conta da goiaba. A única mudança foi o acréscimo do caderno de campo para cada fruta, com anotações para conferir a rastreabilidade dos produtos. Com mais esse selo coletivo, agora, todas as frutas comercializadas pela cooperativa passam a contar com a certificação internacional.

Inês conta que os resultados obtidos com a goiaba, assim como a procura pelo próprio mercado externo, incentivaram os fruticultores a pleitear o selo para mais frutas. “Para nós, é uma oportunidade de vender a preços melhores. A goiaba está respondendo bem às nossas expectativas”, comemora. O grupo já deu um passo adiante, antes mesmo do selo, e mandou, no ano passado, cerca de 600 quilos de lichia para um país que não exige a certificação. A expectativa, porém, é que os produtores comecem a colher os resultados com as exportações a partir de 2023. “Estamos com uma quantidade muito pequena de frutas por conta da geada do ano passado”, justifica.

O consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, lembra que mais essa conquista é fruto de um trabalho que vem sendo realizado a longo prazo, por meio do associativismo. “É uma certificação com foco em mercado, que vem de encontro com a nossa proposta de valor de transformar o norte pioneiro em referência em produtos diferenciados”, pontua. Ele destaca que todo o processo técnico e auditorias, feitas em parceria com a Prefeitura de Carlópolis, foi subsidiado pelo Sebrae, por meio do programa Sebraetec. Para ele, o acesso a novos mercados, interno e externo, fortalecerá a cooperativa.

Também conhecida como fruta-do-dragão, a pitaya está na lista de frutas que agora possuem o selo Global G.A.P. Crédito: Divulgação.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Carlópolis, Francislane Ribeiro da Luz Bohrz, o selo de Indicação Geográfica (IG) da goiaba trouxe muitos avanços para o município que, a partir daí, começou a atrair os olhos do mercado externo. “É um mercado alternativo, porque quem fica apenas à mercê do comércio local e nacional sofre com os altos e baixos. Já as exportações oferecem uma estabilidade maior nos preços ao longo de todo o ano, representando uma grande vantagem para os produtores”, explica. Francislane atribui as conquistas à dedicação dos produtores e ao trabalho multidisciplinar realizado pela prefeitura, em parceria com o Sebrae Paraná, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e IDR-Paraná (IAPAR – EMATER).

Em 2021, a COAC comercializou 2.998 kg de carambola, 133.117 kg de abacate, 2.084 de figo da Índia, 5.531kg de pitaya, 39.014kg de lichia, e exportou 50.340 kg de goiaba.

Global G.A.P

O Global G.A.P - Good Agricultural Practices – é um manual de Boas Práticas Agrícolas, que estabelece um conjunto de normas técnicas para diferenciar os produtos e beneficiar produtores e organizações preocupados com o impacto ambiental das atividades. Os princípios da certificação baseiam-se nos conceitos de segurança alimentar; proteção do meio ambiente; condições de saúde, higiene e segurança dos trabalhadores; e bem-estar animal, quando aplicável. O referencial está disponível para três âmbitos de produção: culturas, produção animal e aquacultura. Mais informações podem ser consultadas no site https://www.globalgap.org/

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.