Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produto bateu recorde de 4,08 milhões de toneladas nos últimos 12 meses

As exportações brasileiras de carnes, especialmente a de frango, se destacam na balança comercial do agronegócio. A quantidade de frango in natura (resfriado e congelado) atingiu um recorde nos últimos 12 meses (maio de 2015 a abril de 2016): 4,08 milhões de toneladas, o equivalente a 12,1% de incremento em relação ao período anterior. Em receita, o resultado foi de US$ 6,2 bilhões.

O volume embarcado de frango também foi recorde para o mês de abril, com 379 mil toneladas, representando 26% de aumento em relação mesmo mês do ano passado.  O incremento em valores foi de 10,5%, com US$ 533 milhões. 

O desempenho favorável nas vendas externas se deve à abertura de novos mercados, como o do México e Malásia, e ao crescimento no número de plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a China.

“Esses dois fatores resultam na grande competitividade da carne de frango no mercado internacional”, diz o secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Silva. Segundo ele, as vendas externas cresceram em quantidade, apesar da queda dos preços internacionais dos produtos agropecuários.

O Brasil já é o maior exportador mundial de carne de frango, com uma participação de cerca de 41,5% do mercado mundial no ano passado. Caso o desempenho das exportações continue nesse ritmo, salienta o secretário substituto, o país vai ganhar ainda mais espaço este ano. Os principais compradores são Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes, Hong Kong e África do Sul.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.