Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O encontro aconteceu na sede da entidade, em Brasília (DF) e contou com a presença de diversos representantes do agro brasileiro.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na última semana, reunião do Conselho Agro para discutir a reforma do sistema tributário brasileiro. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Brasília (DF), e contou com a presença de diversos representantes do agronegócio brasileiro.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a reforma tributária é uma proposta que visa alavancar o país e é importante entender a quais serão os impactos da medida no agronegócio. “Trazer o debate tributário para dentro da CNA é excelente, pois é uma forma de nivelarmos as informações e também tirarmos dúvidas com os especialistas”.

O deputado João Roma (PRB-BA) participou da reunião do Conselho do Agro para detalhar a PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi, e que trata da simplificação tributária. Roma foi relator da proposta e, durante a reunião do Conselho, destacou alguns pontos da reforma, como a unificação de cinco tributos, sendo eles três federais (IPI, PIS e Cofins), um estadual (ICMS) e um municipal (ISS), em apenas um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O texto está na Câmara e já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no último mês. O parlamentar ponderou que o a reforma tributária será determinante para o fortalecimento da economia. “Vamos cria mais emprego e trazer segurança jurídica para aquele que está produzindo alimentos e gerando divisas para o Brasil”, afirmou Roma.

Os membros do Conselho também puderam entender mais sobre a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 293/2004 aprovada por unanimidade em 2018 e que propõe a criação do Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), no âmbito da União, e a extinção de nove tributos (IPI, IOF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, Cide-combustíveis, ICMS, ISS e Salário Educação), além da fusão do Imposto de Renda com a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Quem fez as explanações foi ex-deputado federal e especialista tributário Luiz Carlos Hauly e para ele o ponto chave da reforma é o crescimento econômico. “Precisamos destravar o Brasil e fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 7% ao ano,” destacou Hauly.

De acordo com o presidente da ABCS, os dados macroeconômicos apresentados foram assertivos e mostraram tecnicamente o impacto financeiro que a reforma tributária poderá proporcionar, possibilitando o crescimento do Brasil. Lopes destacou ainda que as reformas tratadas no Parlamento, seja da previdência ou tributária, são essenciais para destravar a economia. “O Brasil vive neste momento a oportunidade de grandes mudanças e a suinocultura faz parte desse debate”, afirmou.

(Fonte: Redação AI/SI)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.