Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produção de leite e de carne podem melhorar através da alimentação de forragens conservadas de trigo. Cultivares serão apresentadas no Show Rural 2017, que acontece em Cascavel/PR, de 6 a 10 de fevereiro 

O setor da pecuária é dependente principalmente por disponibilidade de alimentos para os animais em produção, seja leite ou carne. Dentre as estações do ano, o verão é o período em que se faz maior volume de alimento conservado, especialmente a silagem de milho. Outra estação, não menos importante é o inverno, onde algumas culturas servem como opção para produção de pré-secado, feno e silagem. No entanto, o inverno traz muitas preocupações para o setor agropecuário, principalmente quando o frio chega intenso, com muita umidade e com fortes geadas, prejudicando o desenvolvimento das pastagens e a produção de alimentos conservados.

Atenta aos anseios do setor da pecuária, a Biotrigo pesquisou e desenvolveu um projeto para alimentação animal. São novos conceitos de fornecimento de alimentos para o gado onde o trigo surge como uma nova ferramenta para os pecuaristas. A ideia é produzir grande parte do volume de alimento conservado no inverno com excelente qualidade nutricional e com menor custo.

Estas opções de alimentação com a cultura do trigo para o gado serão apresentadas ao mercado pecuário no Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel/PR, de 6 a 10 de fevereiro. As cultivares, estarão expostas em parcelas para os produtores no estande da Biotrigo Genética. Umas das novidades, é uma linhagem posicionada exclusivamente para pastagem, visando atender a demanda dos criadores de gado leiteiro e de corte de uma forma inovadora. Ederson Luis Henz, zootecnista da Biotrigo e Msc. em Ciência Animal, ressalta que a capacidade de rebrota da cultivar proporciona novos pastejos em poucos dias, com intervalo entre 20 a 25 dias. “Esta linhagem, com bom manejo pós-pastejo é capaz de superar 4 cortes com alta carga animal em sistemas de pastejo rotacionado ou contínuo”, comenta. Com o seu crescimento prostrado, a linhagem tem potencial de chegar a uma taxa de acúmulo diário de até 100 kg de matéria seca por hectare. Segundo Henz, a pastagem é fonte de energia principalmente na forma de carboidratos. Este trigo exclusivo para pastejo, chegará ao mercado em 2018, juntamente com seu posicionamento para cada região.

A cultivar, um dos lançamentos deste ano,  TBIO Energia I, é trigo sem presença de aristas e destinado somente para produção de silagem e pré-secado. “Ao contrário do trigo para pastagem, o TBIO Energia I é uma planta de um corte só, ou seja, não é um trigo duplo-propósito (sem rebrota). De acordo com o zootecnista, a silagem do TBIO Energia I pode substituir até 100% do volumoso para gado de corte, confinado, novilhas e vacas em pré-parto. Para vacas leiteiras de alta produção, até 60% do volumoso. Para o pré-secado, é uma excelente opção de alimento para vacas lactantes de alta produtividade e gado de corte, contribuindo como ótima fonte de proteína e energia, associado a alta digestibilidade, sendo convertido em leite e ou carne.

O TBIO Energia I vem de encontro com as necessidades dos pecuaristas. “O produtor produz o pré-secado entre 80 e 90 dias e a silagem entre 110 a 120 dias pós semeado no período do inverno, liberando áreas mais cedo para as culturas de verão. Ou seja, é uma cultivar que favorece o planejamento de disponibilidade de alimento durante o ano”, ressalta Henz.

Aproveitamento na lavoura de inverno

O Gerente da Regional Norte da Biotrigo Fernando Michel Wagner, destaca a importância da integração lavoura-pecuária e da escolha da tecnologia mais rentável para o cultivo da pastagem e de outras formas de alimentação do gado para todas as estações do ano. “Nosso objetivo é difundir tecnologias e ajudar o produtor com informações para que alcance maior produtividade além de diluir seu custo de produção, otimizando a utilização da propriedade. A integração lavoura-pecuária gera maior aproveitamento na área de inverno, na engorda de boi e produção de leite. O sucesso da propriedade, tanto lavoura de inverno como na produção agropecuária, depende muito do planejamento”, destaca Wagner.

Produtividade e manejo facilitado

Quem relata as vantagens da cultivar de trigo para silagem e pré-secado é o produtor Antônio Carlos Bordignon. Na propriedade localizada na região de Passo Fundo/RS, 100% da lavoura dos cereais de inverno para silagem e pré-secado em 2017 será de TBIO Energia I. A produtividade alcançada no ano passado superou as expectativas e o fez a tomar a decisão de trocar a aveia branca pela cultivar de trigo. Foram 30 toneladas de matéria verde de TBIO Energia I produzidas por hectare, enquanto a aveia chegava no máximo a 25 toneladas, e com baixa qualidade.

O manejo da lavoura com TBIO Energia I foi mais fácil. “Uma das particularidades, incomparáveis com qualquer outra cultura de inverno, é a sanidade foliar e a facilidade de colher em pé”, avalia Carlos. A silagem foi muito bem recebida pelos animais, que aceitaram o alimento e ainda aumentaram a ingestão.  A dieta na propriedade era de silagem de milho + silagem de aveia + concentrado, onde a aveia foi substituída pelo TBIO Energia I. Carlos comenta que a mudança “não baixou a produção de leite durante a primeira semana e aumentou 1.3 litro de leite vaca/dia a partir do sétimo dia. Outra vantagem apontada pelo filho dele, Rodolfo Bordignon, foi a capacidade aeróbica, ou seja, a fermentação ou a capacidade de esquentar a silagem quando está no ambiente. “Ela não esquenta. Fica sempre geladinha e isso proporciona ao animal uma maior ingestão, o que é revertido em leite”.

Asimp/Biotrigo no Show Rural

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.