Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima segunda-feira (19), às 9h (horário de Brasília), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará operação de leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (Pepro) de borracha natural direcionado aos produtores rurais (e/ou suas cooperativas), sediados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. 

O  prêmio, objeto do leilão, será pela produção, venda e escoamento de 31.700 toneladas de borracha natural, da safra 2022/2023, e o objetivo é garantir a manutenção dos preços de referência do produto e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do Governo Federal.

As quantidades de borracha natural (em toneladas)  para o Aviso N°28/2023 são de: 2 mil t (BA), 20 mil t (SP), 2 mil t (MT), 1 mil t (ES), 2 mil t (MG), 2 mil t (MS), 300 t (PR), 400 t (TO) e 2 mil t (GO). O preço mínimo da borracha natural cultivada é R$ 4,46/kg, para os estados contemplados no Aviso.

A ação foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 2 de 18/5/2023, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; da Agricultura e Pecuária; da Fazenda; e do Planejamento e Orçamento, que definiu recursos de até R$ 50 milhões para escoamento da safra 2022/2023, com origem nos estados especificados e destino a qualquer localidade do Brasil. O incentivo será executado por meio de leilões públicos como os do Pepro desta semana.

No Pepro, o prêmio é ofertado ao produtor ou cooperativa que efetue a venda do produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do Prêmio Equalizador arrematado, e comprove o escoamento nas condições previstas no Aviso.

Na data da realização da operação, os participantes deverão estar inscritos na Bolsa de Mercadorias pela qual pretendem atuar e em situação regular perante o Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes (Sircoi) e o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) da Conab, além de possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), como também, perante a Fazenda Federal e a Seguridade Social, entre outras exigências previstas no edital.

Confira aqui o Aviso N°28/2023.
Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.