Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Oito produtos estão na lista para receber o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) neste mês de maio. Sete permanecem do mês de abril, que são: açaí (AC), banana (PB e PE), cará/inhame (ES), castanha-de-caju (PB, PE, PI), juta/malva (AM), maracujá (SC) e uva (SC). Além destes, passam a receber o bônus também neste mês a manga (BA) e o maracujá (BA, CE, ES, GO, PE e SE). Os cálculos para a definição do benefício são feitos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base no preço de garantia sobre o valor médio praticado no mercado.

Na bonificação deste mês, o abacaxi (AL) foi retirado da lista, graças à evolução dos preços locais do produto. Entre os itens definidos, a manga é o único que não constava na anterior, do mês de abril. A relação foi divulgada na sexta-feira (7) e está disponível no Diário Oficial da União (DOU).

No mês passado, houve uma queda na procura pela manga e pelo maracujá em função da adoção de medidas mais restritivas de combate ao coronavírus no Brasil, que causou a queda no preço destas culturas. Além disso, muitos estados encontram-se no pico da safra em relação ao maracujá. Isso explica a quantidade maior de estados que passaram a compor a lista de bonificação deste mês.

Com relação ao mercado da juta/malva no Amazonas (AM) os produtores estão enfrentando dificuldades. Além da fraca demanda, houve a necessidade de colheita precoce em razão da cheia do rio, o que prejudicou muito a qualidade da fibra. Os menores preços da uva em Santa Catarina (SC) também se devem à baixa qualidade da fruta entregue pelo produtor, com menor teor de açúcar.

Na PGPAF, são contemplados aqueles produtos cujos preços ficaram abaixo da média de mercado. O bônus dá direito a desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta edição, o benefício entrou em vigência no dia 10, com validade até 9 de junho.

Clique aqui e confira a lista completa do bônus publicada no Diário Oficial.

Ascom/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.