Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Data foi marcada para o próximo dia 22. Os próximos serão realizados de acordo com demanda do mercado

A companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou na sexta-feira (9) edital para leiloar de 300 mil toneladas de PEP (Prêmio para o Escoamento) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para arroz, no próximo dia 22. Serão ofertadas 150 mil toneladas de PEP e 150 mil de Pepro. Das 300 mil toneladas a serem leiloadas, 270 mil serão no Rio Grande do Sul e 30 mil em Santa Catarina. O estado gaúcho é o maior produtor nacional e representa mais de 60% da safra nacional.

Os leilões de PEP e Pepro já estão autorizados em portaria publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro. Está previsto valor aproximado de R$ 100 milhões para as operações, o que corresponde a aproximadamente a 1 milhão/1,3 milhão de toneladas.

Os próximos leilões serão feitos de acordo com a demanda do mercado.  “Após esse primeiro leilão, vamos acompanhar a evolução dos preços no mercado para tomar a decisão de novas operações”, diz o secretário de Política Agrícola Interino, Sávio Pereira.

As operações de PEP e Pepro são necessárias para garantir a manutenção dos preços mínimos do arroz. Atualmente a saca de 50 kg tem o valor mínimo estipulado em R$ 36,01.


O PEP é um prêmio dado ao comprador que também escoa o produto conforme o preço fixado pelo governo. O cereal deve ser comprado diretamente do produtor rural ou cooperativa pelo preço mínimo. Já o Pepro é um prêmio ao produtor que se dispõe a vender o produto pela diferença entre o preço mínimo estabelecido e o valor do prêmio equalizador arrematado.

De acordo com o 5º levantamento de safra da Conab, divulgado na última quinta-feira (8), o Brasil vai reduzir sua área plantada de arroz em 1,8% com relação à safra passada. A produtividade média deve ser de 5.984 kg/ha. A produção, segundo o levantamento, ficará em 11,639 mil toneladas.

Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.