Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prazo para requerer a subvenção dos produtos extrativos comercializados ainda no ano passado termina no próximo dia 28 de fevereiro. O interessado deve ficar atento, pois a data coincidirá com a segunda-feira de carnaval, mas a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) considerará o protocolo dos Correios no prazo limite. O pagamento é realizado a partir da Política Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), executada pela estatal.

Para solicitar o benefício, é preciso entregar as notas fiscais comprovando a venda do produto abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. Além disso, é necessário encaminhar o documento da solicitação da subvenção disponibilizado no site da Companhia. A documentação pode ser entregue na Superintendência da Conab em cada estado, ou ainda encaminhada pelos Correios ou por e-mail.

É importante ressaltar que, para receber o apoio da PGPM-Bio, o extrativista também precisa ter cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), além da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). Caso o acesso seja realizado por procurador legal, é necessário encaminhar a procuração. Já as associações ou cooperativas precisam enviar os documentos da entidade, como ata de reunião, DAP jurídica, extrato do CNPJ, entre outros.

Desde a introdução da subvenção em 2009, junto ao Plano Nacional de Sociobiodiversidade, a Conab já pagou quase R$ 100 milhões, sendo contempladas mais de 25 mil famílias. O desafio para 2022 é chegar a R$ 50 milhões em subvenção, agregando mais estados à política e fortalecendo os atuais, como Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Acre e Piauí e tantos outros. Os produtos que apresentaram maior volume de subvenção paga em 2021 foram o pequi, seguido pelo babaçu e a mangaba do cerrado, a borracha, o pirarucu de manejo e o açaí da Amazônia.

A PGPM-Bio oferece uma subvenção quando é comprovada a venda no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal. São contemplados 17 produtos da sociobiodiversidade brasileira. Os produtores podem acessar a política individualmente ou organizados em associações ou cooperativas. Além de gerar renda para as famílias que vivem do extrativismo, a política contribui para a preservação dos recursos naturais e a manutenção da floresta.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.