Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) já começou a fiscalização da Safra Verão 2020/2021. Estão sendo fiscalizados produtores e propriedades rurais em Londrina e nos demais 51 municípios abrangidos pela regional.

O objetivo é verificar se as atividades no campo estão sendo realizadas regularmente. “Primeiramente, os fiscais acessam dados junto ao Siagro”, explica o inspetor de fiscalização do Crea-PR, Alexandre Barroso. O Siagro é o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos do Paraná, que contém um banco de dados de receituários agronômicos e empresas que comercializam agrotóxicos. Nele, é possível ver se os produtores e profissionais estão cumprindo a legislação.

Checar se há um profissional responsável pelo plantio é uma das principais ações. “Toda cultura em andamento deve ser acompanhada por um profissional registrado e habilitado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento exigido pelo Conselho”, ressalta. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado. Também são obtidas informações a respeito da área da propriedade, equipamentos e existência de mão-de-obra familiar ou contratada. Em caso de descumprimento e não regularização após orientação, os fiscais partem para a verificação in loco.

As culturas mais fiscalizadas pelo Crea-PR são as fruticulturas, olericulturas, psciculturas, produção de sementes e mudas. Receituários agronômicos, quadro técnico de empresas e cooperativas completam a lista. São feitas, ainda, visitas em culturas permanentes. Na Safra Verão, as atenções se voltam, especialmente, aos plantios de soja e milho.

Na Safra Inverno 2019/2020, Crea-PR encontrou 62% de irregularidades nas fiscalizações agrícola. A ação começou em junho deste ano. As irregularidades estavam relacionadas ao exercício ilegal da profissão por parte dos produtores rurais ou a falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo profissional eventualmente já contratado. Isso significa que, em alguns casos, o agricultor já tinha contratado o Engenheiro Agrônomo, mas ele não teria emitido o documento junto ao Conselho. A fiscalização do Crea-PR tem sido bastante efetiva considerando o alto índice de regularização dos produtores notificados. Na Safra de Inverno, 98% dos agricultores se regularizaram, ou seja, houve a contratação de profissional responsável técnico ou a devida emissão de ART. 

O Crea-PR possui quase 16.644 mil profissionais em Agronomia em todo o estado. Na regional Londrina, cerca de 2 mil estão devidamente capacitados para atuar nos campos. No site do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), há uma lista de profissionais aptos. É possível fazer a consulta por nome, número de carteira, modalidade ou município. É só acessar o site www.crea-pr.org.br, no menu Sociedade > Consulta Pública > Profissional.

Na safra deste ano, em virtude da pandemia, a maior parte o trabalho será feita virtualmente, com visitas presenciais apenas a propriedade com grande indícios de irregularidades ou histórico de reincidência. “É importante salientar que nosso principal objetivo é orientar a regularização, mostrando a importância de um profissional no local. Somente ele pode elaborar um projeto de plantio, emitir diagnósticos sobre o solo, indicar produtos para adubação, enfim, ter todos os conhecimentos necessários para a condução da cultura”.

Sanções e multas

As infrações podem resultar em autuações, cujas multas variam de R$ 234 a R$ 7 mil. Para o ano que vem, os valores sofrerão ajustes pelo INPC. Os autuados têm direito a ampla defesa e análise do contraditório, nas instâncias previstas na legislação.

Asimp/Crea-Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.