Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias), registraram em agosto quedas pelo segundo mês consecutivo. O ICPSuíno/Embrapa baixou 0,46%, fechando em 246,70 pontos (foram 247,85 em julho), enquanto o ICPFrango/Embrapa caiu 2,65%, para 219,28 pontos (ante os 225,24 em julho).

Mais uma vez, a diminuição nos gastos com a ração dos animais, insumo de maior composição nos custos de produção, foi a principal responsável pela queda nos índices, que chegou a recuar 2,84% no caso da alimentação dos frangos de corte.

Assim mesmo, o ICPSuíno acumula altas de 19,87% no ano e de 28,73% nos últimos 12 meses. Já ICPFrango tem em 2016 um aumento de 9,84%, chegando a 21,70% nos últimos 12 meses. Em junho deste ano, os dois índices chegaram à pontuação recorde, de 242,32 pontos para os custos de produção dos frangos de corte, e de 253,74 pontos para os de suínos.

ICP/Embrapa

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Paraná para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema ciclo completo em Santa Catarina.

Aplicativo Custo Fácil

Disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O Custo Fácil é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte. O aplicativo pode ser baixado em telefone celular ou tablet com sistema Android clicando no ícone da Play Store e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa".

Planilha de cálculo do custo de produção do integrado

A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente no site da CIAS uma planilha eletrônica que ajuda produtores integrados de suínos e de frango de corte na gestão da granja. A planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo fácil e uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

Link da notícia: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/16390285/embrapa-custos-de-producao-de-suinos-e-frangos-de-corte-caem-em-agosto

Lucas Scherer Cardoso/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.