Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O pesquisador e chefe de Transferência de Tecnologia Marcelo Miele da Embrapa Suínos e Aves participa nesta semana do encontro anual do Grupo para Comparação dos Custos de Produção da Suinocultura - InterPIG, em Wageningen, na Holanda. A reunião ocorre anualmente envolvendo as principais instituições de pesquisa que estudam a competitividade da suinocultura nos principais países produtores, com destaque para o acompanhamento dos custos de produção de forma comparada. A Embrapa Suínos e Aves representa o Brasil e participa das discussões desde 2008. As instituições compõem a rede InterPIG com a responsabilidade pela organização rotativa entre os membros. Em 2015, a reunião foi organizada pela Embrapa Suínos e Aves e ocorreu em Florianópolis-SC, com agenda estendida em Sorriso-MT.

No encontro na Holanda, a Embrapa Suínos e Aves apresentará os custos de produção nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso em 2016 e a situação de mercado e perspectivas futuras para 2017 e 2018. "Um dos objetivos da área de economia da Embrapa Suínos e Aves, de acordo com sua agenda de prioridades, é consolidar-se como referência sobre custos de produção de suínos e frango de corte no Brasil", explicou o pesquisador, que aponta alguns resultados esperados a partir desse encontro, como participar de discussão metodológica para viabilizar a comparabilidade dos custos entre os principais países produtores. Outro resultado é o de coletar dados (coeficientes técnicos e preços) utilizados para calcular custos de produção nos principais concorrentes do Brasil em suínos e estabelecer e consolidar canais de interlocução e rede de contatos internacional para troca de informação e monitorar o custo de produção de suínos nos principais concorrentes.

Os resultados das reuniões desde 2011 estão disponíveis para consulta no site da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS) da Embrapa, disponível no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/custos/suinos/interpig.

Monalisa Leal Pereira/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.