Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lotes finalistas no concurso serão leiloados e podem alcançar preços acima do dobro obtido por uma saca de café commodity 

A 8ª edição do Concurso de Qualidade de Cafés Especiais “Sabores do Norte Pioneiro do Paraná” foi adaptada à nova realidade trazida pela pandemia do coronavírus. Neste ano, assim como a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) 2020, o evento será online. As inscrições dos lotes e o envio das amostras para avaliação podem ser feitos até amanhã, 9 de setembro. O concurso é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp) e Sebrae/PR.

A participação é aberta aos produtores que estão no norte pioneiro do Paraná, região certificada com a Indicação Geográfica de Procedência (IGP) pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), vinculados aos núcleos de produção de cafés especiais e associados à Acenpp, que adotam as boas práticas agrícolas e de sustentabilidade exigidas pela Certificadora Internacional “Fair Trade”. De acordo com o regulamento, cada produtor poderá participar do concurso com dois lotes, um em cada categoria (Natural e Descascado), sendo que cada lote pode conter de 30 a 120 quilos de café beneficiado, divididos em sacos de 30 quilos cada.

Neste ano, as amostras enviadas serão avaliadas em um laboratório para torra e degustação montado na sede da Associação de Produtores e Produtoras de Cafés Especiais do Matão (Approcem), que fica no município de Tomazina. Nas edições passadas, esse trabalho era realizado na estrutura física montada para a Ficafé, no Centro de Eventos de Jacarezinho. Empresas fabricantes de equipamentos de moagem de grãos, filtragem da água e torrefação vão ceder o maquinário necessário para a realização das provas dos cafés.

Os lotes classificados para a segunda fase serão divulgados em 14 de setembro. A partir daí, a comissão avaliadora irá torrar três quilos das amostras de café, que serão divididos em pacotes de 50 gramas cada e despachados para potenciais compradores que irão participar do leilão. Estes deverão confirmar a inscrição no Leilão Virtual até 25 de setembro. Os 30 primeiros inscritos receberão as amostras dos cafés finalistas para avaliação. Os lances podem ser dados a partir de 1º de outubro, quando estará disponível a plataforma virtual criada para a realização da feira e do concurso, e serão divulgados os finalistas.

Por meio da plataforma, os inscritos no leilão terão acesso a gravações da degustação dos cafés pelos árbitros, com comentários sobre cada amostra, além da descrição completa sobre os cafés de cada lote finalista. Os lances serão fechados e enviados em “envelopes lacrados” por meio da plataforma virtual. O regulamento do concurso estabelece lance mínimo obrigatório de R$ 450 a saca de 30 quilos para os cafés da categoria “Cafés Descascados”, e R$ 600 a saca de 30 quilos para os “Cafés Naturais”.

Os cafés finalistas serão avaliados pela comissão julgadora e árbitros convidados de várias regiões do país. Os lotes são classificados por pontuação e a nota de corte é 84 pontos, segundo a metodologia SCAA de Avaliação Sensorial. A premiação dos produtores e o resultado do leilão virtual serão conhecidos no dia 22 de outubro, durante a Ficafé.

Expectativa dos organizadores é receber lotes de cafés de alta qualidade, já que o clima contribuiu para o sucesso da safra de 2020. Crédito: Fernanda Souza/Divulgação

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que o concurso confere visibilidade aos cafés e valoriza o trabalho dos produtores do norte pioneiro do Paraná. “Para o concurso, os lotes são pequenos, mas o cafeicultor se esforça para fazer o melhor e isso agrega valor em toda a produção dos grãos”, afirma. Capello lembra a importância de levar ao mercado, todos os anos, cafés diferenciados. Isso valoriza a região e atrai cada vez mais compradores. E a expectativa é que o concurso apresente cafés de ótima qualidade, já que o clima contribuiu para o sucesso da safra de 2020.

Confira mais detalhes da Ficafé pelo site: https://www.ficafe.com.br/.

Adriano Oltramari/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.