Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tereza Cristina explicou que liberação de mais produtos não implica em aumento do uso

Em encontro com lideranças jovens da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ontem (5), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que é preciso combater a desinformação sobre o uso de defensivos agrícolas no país. Para a ministra, existe um viés ideológico no compartilhamento de informações que “só traz prejuízos para o país”.

A ministra lembrou que os produtos brasileiros são seguros e continuam a ser exportados para outros países. “O Brasil exporta para 192 países no mundo. Se a gente tivesse os limites de resíduos acima do permitido, a gente estaria exportando nossos produtos? ”, questionou Tereza Cristina.

Ela também explicou que com, a regulamentação de mais produtos, o agricultor tem usado menos defensivos agrícolas: “A gente tem aí um acompanhamento que mostra que com a liberação de mais moléculas, o produtor vem usando menos, porque está usando produtos melhores. Ao invés de estar pulverizando uma ou duas vezes mais a sua lavoura com produtos que não têm mais efeito como deveriam ter”.

De 2016 para 2017, o número de registros de defensivos passou de 277 para 405, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No mesmo período, o valor total das vendas de ingredientes ativos no país caiu de 541.861,09 toneladas para 539.944,95 toneladas, de acordo com o Boletim Anual de Produção, Importação, Exportação e Vendas de Agrotóxicos no Brasil, elaborado pelo Ibama.

Mercosul

Ainda durante a conversa om os jovens, a ministra foi questionada sobre os benefícios do acordo entre Mercosul e União Europeia para o pequeno produtor rural. Tereza Cristina respondeu que a parceria vai trazer esforços de competitividade para o Brasil. “Nós temos que pensar não só em soja, milho carne, mas pensar em nichos de mercado que a gente pode atingir lá fora”. Ela também afirmou que o governo fará um esforço para que esses agricultores tenham capacitação técnica para expandir seus produtos.

Programa CNA Jovem

A reunião fez parte do 4º encontro do programa CNA Jovem. Ao todo, 61 candidatos de 21 estados participam da iniciativa que tem como objetivo formar e preparar lideranças para o campo brasileiro. Tereza Cristina classificou a inciativa como “importantíssima”, pois os jovens vão mostrar “o que o agro tem de bom, o que agro pode trazer de modernidade, principalmente nesse novo tempo que o Brasil vai viver daqui para a frente”.
Neste fim de semana, ocorre a última etapa do programa com a divulgação dos vencedores. Para a participante Juliana Alves, da Paraíba, o projeto é uma oportunidade única para expandir os conhecimentos. “O agronegócio brasileiro vive um excelente momento e é ótimo a gente se integrar e poder contribuir com ele”, disse.

Para receber o prêmio do programa, os jovens precisam apresentar propostas para seis desafios do setor. Aqueles com as três melhores propostas individuais ganham uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, em Novembro. Já o grupo vencedor participa do Congresso Internacional de Lideranças Jovens do Agro, em outubro, em São Paulo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.