Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento será realizado em 15 e 16 de março no Paraná

O Fundecitrus, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Cocamar, realiza, em 15 e 16 de março, o 3º Dia de Campo sobre o controle de cancro cítrico, nos municípios de Xambrê e Guairaçá, no Paraná. No evento serão apresentados como o manejo integrado com a instalação de quebra-vento, aplicação de cobre, controle do minador e escolha de variedades podem contribuir para minimizar os efeitos da doença.

O dia de campo é destinado a citricultores, agrônomos e técnicos que atuam na citricultura. As visitas começam na quarta-feira pelo campo experimental onde são avaliadas as medidas de prevenção e manejo, que fica na Estação Experimental do Iapar, em Xambrê. Os participantes poderão conferir a incidência da doença em plantas tratadas com oito combinações das medidas de manejo que envolvem quebra-vento, aplicação de cobre e controle do minador dos citros.

No dia seguinte, a visita será no experimento que testa a capacidade de resistência de 76 variedades, a maioria laranjas, ao cancro cítrico, na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Cocamar, em Guairaçá.

O experimento de Xambrê foi instalado em 2010, e o de Guairaçá em 2012. A primeira tentativa de iniciar as pesquisas para avaliar o efeito das medidas de manejo integrado começou em 2003, em Ilha Solteira/SP, mas não foi possível dar continuidade devido à obrigatoriedade de erradicar as plantas com cancro cítrico no Estado de São Paulo. O experimento então foi direcionado para o Paraná, onde a doença é endêmica.

“Essa é a última oportunidade dos citricultores visitarem o experimento e conhecerem de perto o efeito das medidas, pois este ano será finalizado. Também é um momento de tirar dúvidas em relação ao manejo da doença, que passa a ser permitido no Estado de São Paulo a partir de março”, diz o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau, responsável pela pesquisa.

As inscrições são gratuitas e vão até 13 de março e devem ser feitas no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.