Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Emater vai instalar em lavouras de sojicultores no Norte e Noroeste do Paraná cerca de 40 equipamentos para identificar a entrada do fungo causador da ferrugem da soja nessas duas regiões. A instalação será feita até meados de novembro. Os equipamentos têm a capacidade de coletar os esporos do fungo causador da doença e, com isso, gerar informação de alerta aos produtores e técnicos.

O engenheiro agrônomo Ildefonso José Haas, coordenador regional da Emater em Londrina, explica que a iniciativa é importante porque ajuda o produtor a diminuir o número de aplicações com fungicidas e economizar até R$300,00 por hectare. "Existe a tendência da maioria dos produtores realizar o tratamento preventivo, sem ter a certeza se a doença representa, naquele momento, alguma ameaça para a sua plantação. Os equipamentos ajudam a evitar isso. Se na região onde o sojicultor tem a lavoura os coletores não identificaram a presença de esporos do fungo causador da ferrugem, então essa pulverização com fungicida pode ser economizada", disse Haas.

PELA METADE – O coordenador regional explica que, em geral, os produtores de soja paranaenses fazem três aplicações com fungicidas para enfrentar a ferrugem. "Com a informação gerada pelos coletores de esporos mais o trabalho de monitoramento constante das lavouras, feito pelo produtor e o profissional técnico, esse número cai pela metade. É daí que vem a economia para o bolso do produtor e a diminuição da carga de poluentes sobre o meio ambiente".

COLABORADORES - Os coletores de esporos são instalados em lavouras de produtores colaboradores e servem, ainda, para reunir sojicultores vizinhos para capacitação e discussão prática do problema. "Nós consideramos essas unidades como referência e elas ajudam a gerar dados que subsidiam todo o trabalho dos nossos extensionistas realizado junto aos demais sojicultores do município ou região", comenta Ildefonso.

RESISTÊNCIA - O engenheiro agrônomo da Emater alerta que o tratamento preventivo feito pela maioria dos produtores, além de aumentar o custo de produção e agredir mais os recursos naturais traz outro problema. "O uso indiscriminado pode levar o fungo a adquirir resistência aos fungicidas. Podemos chegar a uma situação extrema de não conseguir fazer o controle ou ser obrigado a usar produtos mais caros. Por isso, é importante essa ação de monitoramento que a Emater realiza com a finalidade de racionalizar essas aplicações".

Para decidir sobre o tratamento ou não das plantações, os técnicos da Emater levam em conta, além das informações dos coletores de esporos, a situação de saúde da lavoura e as condições de clima. Com tempo mais seco, menos chuvoso, a doença se propaga também menos. Por isso, a previsão de que o fenômeno climático La Niña deve influenciar o clima nas duas próximas estações é uma boa notícia para os sojicultores paranaenses.

Na terça-feira, 8 de novembro, em Londrina, 15 profissionais que vão trabalhar na análise laboratorial dos esporos coletados nas estações participaram de uma reunião técnica. O encontro, que teve o apoio da Siga Consultoria, procurou discutir medidas e estratégias para aperfeiçoar a metodologia de análise.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.