Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Produto paranaense será apresentado em Montreal, em abril. A erva-mate foi identificada como produto com  potencial de abertura de mercado pelo Programa Vocações Regionais Sustentáveis.

A erva-mate produzida no Paraná será apresentada em Montreal, no Canadá, nos dias 20 e 23 de abril, durante a Sial Inspire Food Business (Sial Canadá), maior feira internacional de alimentos e bebidas do país. A divulgação do produto ao mercado internacional é uma ação do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), do Governo do Estado, desenvolvido pela Invest Paraná – entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

A erva-mate terá um estande no pavilhão brasileiro da feira, que conta com mais de 1.200 expositores e recebe cerca de 25 mil compradores do Canadá, Estados Unidos de e 60 outros países.

Na quarta-feira (09), a Câmara Comércio Brasil-Canadá (CCBC) se reuniu para preparar a missão internacional, com representantes da Invest Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), IDR-PR, e dos produtores locais da erva-mate, no Sul do Estado.

Potencial

O VRS identifica produtos do Paraná com potencial de abertura de mercado. Além da erva-mate, o programa atua no Litoral do Estado, com produtores de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. O objetivo é promover produtos típicos do Paraná no mercado externo, gerando mais valor agregado e renda aos produtores locais.

“O programa Vocações Regionais Sustentáveis é pensado exatamente para alavancar a produção paranaense com foco na sustentabilidade e a erva-mate foi o produto selecionado na região Centro-Sul para nos representar nessa marca”, explica o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato.

“Durante três dias, teremos a oportunidade de apresentar o produto a com compradores canadenses, além de uma agenda de encontros com clientes potenciais”, informa Banzato.

Importante

Após a feira, os integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá realizarão visitas técnicas e reuniões em Toronto, até o dia 26 de abril. Para o presidente do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), Nei Antônio Kukla, é importante o Governo do Estado, através de uma Agência de Fomento, levar empresários e empreendedores do Paraná em missões como essa no Canadá.

“É muito importante apresentar para o mundo os produtos em que a erva-mate é a matéria principal. Produzimos uma erva-mate de excelência, de extrema qualidade e precisamos fazer com que ela chegue aos diversos consumidores mundo afora, porque além de agregar valor, conseguimos vislumbrar novos mercados e dar impulso para essa cadeia produtiva”, disse.

A empresária Elizabete Capeleti, diretora da empresa Capeleti Mate Tea, de União da Vitória, também destaca as ações para divulgar o produto. “Missões internacionais como a Expo Dubai e agora essa feira no Canadá proporcionam maior visibilidade aos empresários e mais valorização dos produtos desenvolvidos aqui no Estado. Com certeza, temos muito a ganhar com isso”, afirmou.

Produto

A erva-mate produzida no Centro-Sul e Sudeste do Estado foi inserida no programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) no final do ano passado. A ação é uma parceria entre a Invest Paraná e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), com apoio de diversas instituições e órgãos estaduais.

As indústrias buscam o desenvolvimento de itens para além do chimarrão e tererê, nas áreas de cosméticos e alimentos, com foco na geração de emprego e renda. A erva-mate produzida no Paraná somou aproximadamente 638 mil toneladas no último ano, conforme dados do IDR-PR, um crescimento de 17% com relação a 2019.

Já o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) foi de R$ 753 milhões em 2021, segundo dados do Deral. Os municípios com maior VBP são, respectivamente, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Prudentópolis e General Carneiro.

Organização

Participam da organização da missão da Câmara Comércio Brasil-Canadá (CCBC) ao Canadá a professora do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro, Daniele Ukan; o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato; a assessora de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais e Desenvolvimento econômico da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o presidente da Cogemate, Nei Antônio Kukla; o gerente Regional do IDR-PR de União da Vitória, Rubens Sieburger Costa; o chefe de Núcleo da Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de União da Vitória, Carlos Rasera; e representantes do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri.

Daniele Iachecen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.