Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Congresso de organizações de pesquisa florestal, marcado para setembro, tem representação de mais de cem países e acontece pela primeira vez na América Latina

A ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reuniu-se na quarta-feira (17) com o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Valdir Collato, para tratar da realização do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês), que terá lugar em Curitiba (PR), de 29 de setembro a 5 de outubro.

Tereza Cristina manifestou o apoio do Ministério à realização do evento e destacou a grande oportunidade para que o Brasil mostre ao mundo suas políticas e programas da área florestal.

Futuro mais verde

O Iufro foi realizado, pela primeira vez, em 1892, em Viena, na Áustria. A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal é uma rede global que congrega mais de 700 instituições de pesquisa florestal de mais de 100 países. Esta é a primeira vez que o evento é realizado na América Latina.

Organizado no Brasil pelo Serviço Florestal Brasileiro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o evento espera reunir mais de 3 mil pesquisadores da área florestal dos países participantes.

Durante o Congresso, serão realizadas 180 sessões técnicas e apresentados 4.100 resumos. Além disto, serão conduzidos 20 eventos paralelos e realizados dias de campo. O Iufro contará, também, com uma área de exposição com 150 estandes, onde será instalado o Espaço Brasil.

O evento, como destacou a ministra, é uma oportunidade de dar visibilidade às políticas e programas brasileiros, mas, também, irá promover a pesquisa e o setor florestal, além de criar oportunidades de negócio e de cooperação.

Nesta edição do congresso, os temas são: Florestas para as pessoas; Florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; Biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e; Florestas, interações com solo e água.

Além de Collato, participaram da reunião o presidente do Comitê de Organização do Congresso, Joberto de Freitas, Cláudia Cunha, diretora de Administração e Finanças do SFB, e Iberê Jaques, gerente executivo do SFB.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.