Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo dados do projeto técnico-jornalístico, o país deve colher uma safra cheia; expectativa é potencializada pela expansão da área destinada à soja

O Brasil deve colher 220 milhões de toneladas de grãos na temporada 2017/18. O desempenho será puxado principalmente por soja (115,02 mi t) e milho (90,15 mi t), conforme aponta levantamento inicial da Expedição Safra. A expectativa de safra cheia é potencializada pelo aumento da área destinada à soja no plantio de verão. Esta semana, o projeto técnico-jornalístico confere o desenvolvimento das lavouras paranaenses, com visita às principais regiões produtoras do estado.

Na temporada 2017/18, serão semeados no Brasil 35,04 milhões de hectares, 4,45% a mais que no ciclo passado. “Os índices de plantio já se aproximam de 100% em todo o país, mesmo com alguns atrasos por conta da falta de chuva. Houve umidade suficiente para que os produtores recuperassem o ritmo de semeadura e a expectativa é que as produtividades médias fiquem próximas às observadas no ciclo anterior”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Roteiros

No Paraná, a equipe vai visitar produtores, cooperativas e centros de pesquisa nas regiões de Ponta Grossa/Castro, Londrina, Maringá, Campo Mourão e Guarapuava. “Estamos na estrada para avaliar as lavouras, mas também para verificar como estão os investimentos em tecnologia. Precisamos entender como as pesquisas que estão em desenvolvimento podem contribuir para o ganho de produtividade e, principalmente, para a redução de riscos causados pelo clima”, explica Ferreira.

O estado tem potencial para colher 20,6 mi t de soja e 3,3 mi t de milho verão. Na safrinha, o cereal deve atingir a marca de 12,6 mi t.~

Asimp/Expedição Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.