Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

El Niño forte prejudicou desenvolvimento da soja no Matopiba que produziu 5,8% menos que no ciclo anterior; recuperação do Centro-Oeste puxa resultado positivo

A instabilidade climática não afetou as projeções iniciais da safra para a temporada 2015/16. Apesar do excesso de chuvas no Sul e da seca intensa no Centro-Norte, o Brasil confirma a colheita de 215 milhões de toneladas de grãos, conforme aponta o Indicador Brasil divulgado pela Expedição Safra. Soja e milho representam a maior parte do total e devem superar 185 milhões de toneladas.

“Apesar de alguns problemas climáticos pontuais característicos do El Niño, o balanço da safra foi positivo. Saltamos de 210 para 215 milhões de toneladas de grãos da safra 2014/15 para a atual. O resultado também é bastante favorável para um ano de crise econômica e para um período de safras cheias no mundo inteiro, com estoques aquecidos”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Segundo o Indicador Brasil, a produção de soja cresceu 3,7% em comparação à temporada passada, fechando o ciclo 2015/16 com 99,21 milhões de toneladas colhidas. O país ganhou em área plantada (4,6%), mas perdeu em produtividade (0,8%), em especial nas regiões Sul e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as mais castigadas pelo clima.

A safra de milho verão seguiu o ritmo dos últimos anos e sofreu queda de 6,3%, chegando a 29,96 milhões de toneladas. O avanço da soja sobre a área do cereal é o principal motivo para a redução da produção, que deve ser compensada com o cultivo de inverno. O Indicador Brasil aponta crescimento de 4,3% na produção do milho safrinha, totalizando mais de 56 milhões de toneladas. Juntos, milho e soja devem superar a marca dos 185 milhões de toneladas neste ciclo.

Soja: perda e recuperação

Faltou chuva no período de desenvolvimento das plantas e os grãos de soja não encheram como esperado nas lavouras do Matopiba. Em roteiro pela região durante a reta final da colheita, a equipe da Expedição Safra percorreu áreas completamente perdidas. Segundo o Indicador Brasil, a produtividade caiu 12,1% em comparação ao ciclo anterior, passando de 2,95 para 2,59 mil quilos por hectare. A produção final da oleaginosa ficou 5,8% menor nos quatro estados.

O Centro-Oeste do país também foi afetado por períodos de seca, mas com menor intensidade e duração. Em janeiro, no início da colheita, quando a equipe da Expedição Safra conferia as lavouras da região, os produtores estimavam perdas próximas de 500 mil toneladas de soja – principalmente no Mato Grosso. Mesmo sem chuvas regulares, o Centro-Oeste conseguiu recuperar os índices de produtividade e crescer 5,2% em produção.

Mas foram as lavouras de Minas Gerais e São Paulo que surpreenderam, apresentando crescimento expressivo apesar da influência do El Niño. O sudeste do país produziu 9,1% mais soja que na safra anterior, alcançando 6,68 milhões de toneladas da oleaginosa. A ampliação da área plantada (5,7%) e da produtividade (3,2%) contribuiu para o bom desempenho dos dois estados.

Asimp/Expedição Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.