Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma experiência desenvolvida em um assentamento da região noroeste do Paraná recebeu premiação nacional durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no início de dezembro. O projeto foi escolhido como uma das 57 melhores práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na agricultura familiar e reforma agrária desenvolvidas em todo o Brasil.

O projeto vencedor contempla a implantação de uma unidade demonstrativa de Pastoreio Racional Voisin (PRV) no assentamento Luiz Carlos Prestes, localizado no município de Querência do Norte (PR). O projeto do Instituto Biosistêmico (IBS) foi premiado no eixo denominado “Ater para Públicos Específicos” na categoria “Assentados da Reforma Agrária”. A entidade foi contratada pelo Incra, através de chamada pública, para prestação de assistência técnica a assentamentos de reforma agrária no Paraná. O contrato, encerrado no mês passado, teve vigência de dois anos.

Segundo Thaís Lima, coordenadora de gestão de Ater do IBS, a proposta foi trazer a agroecologia como um novo modelo de agricultura, em contraponto ao modelo convencional. “A implantação do PRV é uma forma eficiente de produzir leite limpo, garantindo a sustentabilidade ambiental e econômica da propriedade e o bem-estar social da família envolvida”, explica.

A unidade demonstrativa foi instalada no lote do assentado Josemar Antônio Martinkoski. Ele contou que a produtividade de leite aumentou bastante depois da implantação da Unidade Demonstrativa de PRV, mesmo mantendo a mesma área de pastagem e o mesmo número de animais no rebanho. “Consegui reduzir muitos custos, principalmente com o uso de ração e medicamentos. Hoje sobra pasto para os animais. É uma tecnologia que eu não conhecia e que somente com a assistência técnica pude desenvolver e melhorar a qualidade de vida da minha família”, disse.

No Paraná, o Pastoreio Racional Voisin também foi implantado pelo Instituto Biosistêmico nos assentamentos Zumbi dos Palmares, em Querência do Norte; Companheira Roseli Nunes, em Amaporã; e 17 de Abril, em Santa Cruz de Monte Castelo.

Pastoreio Racional Voisin

Proposto pelo cientista francês André Voisin, o PRV é uma tecnologia de manejo racional do ecossistema planta/ solo/ animal que oferece vantagens econômicas, sociais e ambientais. Segundo a técnica Thaís Lima, o principal resultado identificado até agora, e que impacta diretamente na renda das famílias, é a melhoria da qualidade do pasto, reduzindo a necessidade de suplementação alimentar com ração, farelo, concentrado ou até mesmo silagem.

Outro resultado importante foi a redução dos custos com medicamentos para controle do carrapato. A utilização de piquetes pequenos, com rotação diária dos animais, possibilita a interrupção do ciclo do carrapato, diminuindo risco de infestação e doenças.

As experiências com PRV nos assentamentos do Paraná, promovidas pelo IBS, começaram no ano de 2014, primeiro ano de contrato da entidade com o Incra através da Chamada de ATER. Através das unidades demonstrativas, foram implantadas três áreas para experimentação em 2014 e mais uma em 2015. Com a difusão da tecnologia, outros agricultores têm aderido e aos poucos têm implantado pequenas áreas em seus lotes.

Asimp/Incra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.