Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cupuaçu é uma ótima fonte de energia e pode fazer parte de uma dieta saudável

O sorvete de cupuaçu é uma das possibilidades para explorar a fruta nos preparos culinários caseiros

O Brasil carrega uma variedade extensa de sotaques, etnias e climas, além do vasto cardápio de ingredientes, em especial, as frutas. “Sejam elas nativas ou vindas dos países colonizadores, já incorporam um caráter e um tempero único da multidisciplinaridade brasileira quando inseridas na alimentação cotidiana”, conta o antropólogo Raul Lody. O que em outros tempos não era possível, com a modernidade e facilidade no transporte, hoje o acesso a esse tipo de fruta é fácil em todo o Brasil, sendo uma oportunidade para inovar na cozinha.

 “As frutas, qualquer uma delas, possuem vitaminas e minerais variados, essenciais para o metabolismo energético. Uma boa dica é consumi-las in natura e também de maneiras diferentes”, explica a nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição, Marcia Daskal.

Para começar, que tal o cupuaçu? Nativo do Pará, ele também se estende por grande área da Amazônia, sendo muito consumido no Maranhão. A sua polpa é quase sempre usada no preparo de doce em calda, recheio de bombons, cremes, geleias, sorvetes, tortas e bolos, justamente, por não ser comum in natura em outras regiões do país que não a região norte. Marcia Daskal diz que “o cupuaçu é uma ótima fonte de energia e pode ser consumido sem culpa e com equilíbrio”.

Abaixo, confira uma das possibilidades de receitas que podem ser elaboradas com a fruta amazônica: Sorvete!

Ingredientes:

         Polpa de 5 cocos verdes;

         300g polpa de cupuaçu;

         200ml de água de coco;

         1 xícara de açúcar refinado;

         1 pitada de sal.

Modo de fazer: Coloque no liquidificador a polpa do cupuaçu juntamente com a polpa dos  cocos, o açúcar, o sal e, por último, a água de coco, que deve ser apenas o suficiente para bater. Bata até conseguir uma mistura homogênea. Coloque em um recipiente de vidro e leve para a geladeira por 8 horas. Depois disso, bata novamente a mistura, coloque num recipiente e leve para o freezer. Depois de 24 horas, já pode ser consumido. Você pode servir acompanhado com melado de cana.

Asimps/Doce Equilíbrio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.