Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A CRI Genética, empresa líder no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, lança o SortGate, programa de orientação genética de avaliação de rebanho que traz uma nova metodologia de análise, em que é possível verificar toda a evolução genética do rebanho e traçar um perfil detalhado. A novidade será apresentada durante a Expo Frísia, entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque de Exposições de Carambeí (PR), evento referência em genética de qualidade do gado leiteiro.

Como desenvolvedora de tendências e novas tecnologias a CRI Genética apresenta o SortGate, software considerado uma evolução do programa de acasalamento MAP, também da CRI, que foi concebido com o intuito de melhorar, desenvolver e dar ferramentas para que o mercado pudesse avaliar e selecionar melhor os animais trabalhados. “O banco de dados criado pelo MAP, com informações de toda a Cooperativa CRI, nos trouxe material para ser trabalhado e pesquisado ao longo dos anos, com diferentes tecnologias e metodologias que foram surgindo, como foi o caso do Genoma. Nesse tempo foram avaliadas mais de quatro milhões de vacas e com o cruzamento desses dados, obtivemos uma evolução que resultou no programa SortGate”, explica o gerente de produto leite, Bruno Scarpa.

Trazendo novas funcionalidades e ferramentas ao mercado, o SortGate torna possível, de maneira mais coesa e correta, avaliar os indivíduos, fazer projeções de novas gerações e avaliar a evolução dos anos passados, por meio da data de nascimento dos animais, pedigree, comparando ano a ano o seu progresso dentro do rebanho e como se deu a melhoria genética. Outras características importantes a destacar são a complementaridade de outros programas e a capacidade de receber dados de vários sistemas de gerenciamento de fazendas, por meio de carregamento de dados (planilha Excel).

“Como resultado nós temos uma visão a fundo do nosso rebanho, analisando e olhando geneticamente como estão os nossos animais, índice por índice, isso levando em consideração o pedigree, a informação genômica, a produção e a reprodução, ou seja, uma informação ampla, correta, concreta e que vai nos dar um fiel resultado do que nós temos dentro de casa. O futuro são programas com essa metodologia, utilizando ferramentas com várias oportunidades e maneiras assertivas de evoluir no nosso negócio e na rentabilidade do processo”, finaliza Scarpa.

A ferramenta já está disponível para os técnicos da CRI Genética, que farão a inserção das informações sobre o rebanho, rodarão o programa e ao fim da inserção e conferência, terão em seguida os relatórios com as análises prontas.

Mariele Previdi/Asimp/CRI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.