Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A feira é realizada aos domingos no centro e na região norte; os consumidores têm acesso a produtos frescos e de boa qualidade, comercializados pelo produtor

Para quem busca por produtos frescos e quer comprar direto de quem produz, Londrina oferece duas feiras aos domingos, das 6 às 12 horas: as chamadas “Feira do Produtor”. Uma delas é montada na Rua Benjamin Constant, entre a Avenida Rio de Janeiro e Avenida São Paulo, e outra na Avenida Saul Elkind.

A Feira do Produtor atualmente é um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que assumiu a organização em 1994, após criação do órgão. Segundo o gerente da agroindústria da SMAA, Paulo Gonçalves da Silva, no total há cerca de 80 barracas de feirantes, divididas entre as duas localidades.   Silva apontou a importância da realização das feiras por proporcionar a venda de produtos frescos e de boa qualidade, comercializados pelo próprio produtor local.

O feirante e presidente da feira da Rua Benjamin, Sérgio Adamya, é um dos que possuem barraca de hortifrutigranjeiro. Ele contou que a feira existe há cerca de 48 anos e até 1994 funcionava como feira livre, quando passou a ser a Feira do Produtor. Segundo Adamya, no local são comercializadas frutas, verduras, legumes, raízes e especiarias, ovos, queijo, pastel, flores, artesanatos, grãos a granel, entre outros produtos.

A Feira do Produtor da região norte tem como presidente o feirante Antônio de Jesus. Vendendo frutas no local há 35 anos, desde a criação da feira, ele ressaltou que entre as vantagens do local, há o estímulo à agricultura familiar, com  produtos frescos e preço justo aos consumidores. Ele contou que são 34 barracas com oferta de frutas, verduras, pamonha e outros produtos feitos de milhos, pastel, carnes e lácteos.

O secretário da SMAA, Alexandre Fujita, disse que a Feira do Produtor contribui para a valorização do produtor local, além de aproximar o consumidor do produtor, permitindo que a pessoa saiba a procedência do alimento. Ele frisou que os interessados em participar das feiras devem entrar em contato com a secretaria, que irá visitar a propriedade e ceder alvará de um ano para o produtor.

A Secretaria atende pelo telefone 3372-4785 e funciona na Rua da Natureza, 155, Parque Arthur Thomas, das 12 às 18 horas.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.