Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta semana, FETAEP passa por Itapejara do Oeste, Cascavel e Umuarama

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) inicia hoje, dia 07 de junho, a divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 pelo Estado. A primeira cidade a receber a comitiva da Federação será Itapejara do Oeste, seguido por Cascavel (dia 08) e Umuarama (dia 09). Ao todo serão 11 eventos que contarão com a presença, além da FETAEP, do Banco do Brasil, EMATER, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura e de Abastecimento (SEAB), Conselhos Municipais e Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Confira no box abaixo o cronograma de eventos.

O objetivo dos eventos, segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, é somar esforços para que a agricultura familiar possa aproveitar os recursos ofertados da melhor forma possível. “Além disso, a Federação busca a promoção do desenvolvimento da agricultura paranaense, numa retomada de investimentos e custeios para produzir mais e melhor”, salienta Brambilla.

Durante as reuniões, a FETAEP também vai destacar o tema em torno do uso e do manejo do solo. “Com a participação de especialistas do EMATER e do Iapar, propiciaremos uma reflexão acerca da forma que temos usado a terra, na maioria das vezes agressiva, não fazendo o devido trato e nem o manejo adequado. Tal prática acaba acarretando grandes perdas de recursos, além de redução na produção, gastos desnecessários com insumos. Com isso, temos a expectativa de que a agricultura familiar continue avançando e produzindo alimentos, gerando trabalho e renda”, conclui Brambilla.

PRONAF

Lançado no dia 13 de maio, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 vai disponibilizar este ano uma verba de R$ 30 bilhões para o financiamento de projetos individuais ou coletivos nas operações do PRONAF. Além disso, os juros para a produção de alimentos como arroz, feijão, batata, trigo, café, leite e outras culturas, assim como a criação de gado leiteiro, abelhas, peixes, ovelhas e cabras foram reduzidos de 5,5% para 2,5% ao ano.

“Conquistamos essa volta a um patamar mais adequado à realidade da agricultura, considerando principalmente esse período difícil da economia”, afirma Brambilla, dizendo ainda que o agricultor é mais ponderado e, é mais provável, deixar de buscar crédito do que apostar em um juro alto em um mercado incerto. A redução dos juros facilita e incentiva um maior giro de recursos na compra de insumos, maquinários e animais. Para a agricultura familiar, isso favorece o aquecimento do mercado estimulando o comércio regional e a economia em um panorama geral.

Todos agricultores podem buscar o acesso às linhas de crédito por meio das diferentes modalidades do programa, como PRONAF Jovem, PRONAF Mulher, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Agroindústria, entre outros. Para Brambilla, o novo Plano Safra traz uma série de medidas inovadoras e positivas para a agricultura familiar, muitas delas resultantes da demanda requerida pelo MSTTR junto ao Governo Federal. 

LANÇAMENTO PLANO SAFRA 2016/2017 NAS REGIONAIS SINDICAIS DA FETAEP – HORÁRIO: 09h00 às 13h00

DATA

REGIONAL

CIDADE

ENDEREÇO

PÚBLICO PREVISTO

07 - 06

01

ITAPEJARA DO OESTE

Casa da Cultura –

Avenida Manoel Ribas s/n, Itapejara Do Oeste - PR

150 Pessoas

08 - 06

02

CASCAVEL

Auditório Parque Tecnológico da Coopavel –
BR 277 - KM 577, Cascavel – PR

200 Pessoas

09 - 06

03

UMUARAMA

SRU – Sindicato Rural de Umuarama

Avenida Brasil, nº 3547 – Umuarama – PR

120 Pessoas

10 - 06

05

CAMPO MOURÃO

Espaço Allure –

Rua Roberto Brzezinski, 1520, Campo Mourão – PR

120 Pessoas

14 - 06

04

PARANAVAÍ

OAB – Paranavaí – PR

Rua Profª Neuza Cascão Borba, nº 1635

120 Pessoas

15 - 06

06

GUARACI

Centro Cultural Mário Lago –

Rua Prefeito João de Giulli, nº180 – Guaraci – PR

130 Pessoas

16 - 06

07

SANTO ANTONIO DA PLATINA

Salão de Eventos da Sociedade Rural –

Parque de Exposição Dr. Alicio Dias dos Reis – Santo Antônio da Platina - PR

80 Pessoas

20 - 06

10.A

CURITIBA

Hotel Estação Express –

Rua João Negrão, nº 780 Curitiba – PR

50 Pessoas

21 - 06

10.B

CASTRO

Parque de exposições Dario de Macedo – Castro –

Colônia Castrolanda – PR 340 KM 198 - Castro PR

60 Pessoas

28 - 06

09

IVAIPORÃ

Sala de reuniões da Associação Atlética Banco do Brasil  - AABB –

Rua Leopoldina s – Ivaporã  - PR

120 Pessoas

29 - 06

08

GUARAPUAVA

Salão de reunião do STR de Guarapuava –

Rua Andrade Neves, nº 706 – Centro, Guarapuava –  PR

100 Pessoas

Atenção – A programação acima poderá sofrer alterações conforme necessário.

Renata Souza/Fetaep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.