Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O período recomendado para o plantio da segunda safra de milho da temporada 2015/16 no Centro-Sul do Brasil começou no dia 15 de janeiro. Agricultores do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais devem plantar o cereal até março, informa o Ministério da Agricultura

Atualmente, a segunda safra responde pela maior parte da colheita total do grão (1º e 2º ciclos). No período 2014/15, a segunda safra, ou de inverno, representou 64,5% da produção de 84,67 milhões de toneladas.

 Conhecida anos atrás como safrinha, a segunda safra de milho passou a se destacar mais na agricultura brasileira a partir do ciclo 2011/12. Naquela temporada, a colheita do cereal plantado fora do período tradicional do calendário agrícola ultrapassou pela primeira vez o volume da produção do milho primeira safra. Desde então, não parou mais de crescer.

O milho segunda safra também é cultivado no Norte e no Nordeste. Em Tocantins e Rondônia, o plantio se inicia em fevereiro. No Maranhão e no Piauí, a semeadura começa em março. Em abril será a vez dos agricultores de Alagoas, do nordeste da Bahia e de Sergipe plantarem o cereal.

Em razão da proporção que tem alcançado, principalmente para o milho, o termo safrinha não seria, hoje, o mais adequado. Assim, tem-se usado o termo segunda safra. O Brasil deverá ter uma produção próxima de 64 milhões de toneladas de grãos na segunda safra (incluindo a terceira safra de feijão), em 2016. Isso significaria algo como 30% da produção de grãos da safra 2015/16.

À frente

A principal cultura plantada na segunda safra é o milho, com área estimada próxima de 10 milhões de hectares em 2016, e produção da ordem de 58 milhões de toneladas. Em seguida vem o feijão (segunda e terceira safras), com 3,5 milhões de toneladas, depois o sorgo, com 1,9 milhão. Depois aparecem outras espécies, com produção bem menor, como amendoim (0,24), girassol (0,18), e outras ainda com menor área, como o milho pipoca.

Segundo Ciro Antonio Rosolem, vice-presidente de Estudos do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e professor Titular da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/Unesp Botucatu), o cultivo de soja em segunda safra tem aumentado, em função da boa rentabilidade, mas, em função do ataque de pragas e doenças, causa alguns problemas. Assim, a safrinha de soja está proibida em alguns estados.

“Na verdade, a segunda safra deve ser definida muito antes de fevereiro, e deve ser planejada juntamente com a safra de verão que a precede, pois a implantação da safrinha vai determinar o tipo de variedade e o ciclo da cultura de verão”, alerta, acrescentando que é preciso planejar o uso de herbicidas levando em conta o período residual, para que não haja prejuízo à segunda safra. Há ainda que se considerar a sensibilidade das espécies e variedades em rotação a nematoides.

Além de tudo isso, é necessário considerar a extensão e época de obediência ao vazio sanitário que existe em alguns Estados.

Rentabilidade

Para Ciro Rosolem, a rentabilidade da segunda safra, em alguns casos, tem se equiparado à primeira. Isso porque normalmente a produtividade de milho e do sorgo são menores, mas a produtividade do feijão, do amendoim e do girassol podem ser maiores, em função do clima e da incidência de doenças.

Primeira safra gera boa safrinha.

De acordo com Ronaldo Teixeira, economista, contador e profissional da área agrícola, é importante escolher o ciclo da soja em função de sua precocidade e época ideal de plantio, tendo em vista que as variedades de soja mais precoces têm zoneamento de plantio mais cedo, podendo ser plantadas no início do mês de outubro e colhidas no fim de janeiro.

“Portanto, para plantio de milho na segunda safra este deve acontecer até, no máximo, dia 20/02. Após esta data a cultura mais indicada para a região do Triângulo Mineiro é o girassol e o sorgo, pois essas culturas têm um custo de implantação menor e demandam menos água para seu desenvolvimento”, aconselha.

Planejamento é fundamental

Fertilidade do solo é uma grande preocupação de agricultores que fazem duas safras por ano, pois a demanda por nutrientes pelas plantas praticamente dobra nesta situação, podendo o agricultor usar culturas que se beneficiem dos restos culturais da safra passada, como o milho, que utiliza uma parte do nitrogênio deixado pela soja no solo após ser colhida, a soja, que utiliza o potássio deixado pela cultura do girassol, etc.

Outro detalhe importante é a utilização de herbicida, que pode deixar resíduos no solo prejudicando a cultura seguinte, pois a maioria dos herbicidas sistêmicos podem demorar até seis meses para se decompor.

A presença de nematoides deve ser bem monitorada, pois com cultivos intensivos estes podem se multiplicar com uma velocidade muito grande e causar sérios prejuízos ao produtor.

Sistema Faep  com Revista Campo Negócios

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.