Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste ano, evento será realizado de forma híbrida, com conteúdos presenciais, no Centro de Eventos de Jacarezinho, e transmissão online

A 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) será realizada de 18 a 20 de outubro de forma híbrida, com programação presencial, no Centro de Eventos de Jacarezinho, e transmissão dos conteúdos online. Uma das principais novidades deste ano é que, além dos cafés especiais, haverá a exposição de mais produtos diferenciados do agronegócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento: www.ficafe.com.br.

Quem visitar a feira terá a oportunidade de se atualizar sobre o mercado por meio das palestras, cursos e workshops, além de participar das premiações, rodadas de negócios e leilões, conferir a exposição de maquinários e insumos, e ampliar a rede de contatos.

O consultor do Sebrae Paraná, Odemir Capello, diz que as versões digitais da Ficafé, realizadas durante a pandemia, ampliaram o público da feira e atraíram, especialmente, consumidores finais e amantes do café de todo o Brasil. A partir deste ano, a Ficafé receberá a Feira Sabores Norte Pioneiro do Paraná e será ampliada para um grande evento do agronegócio na região.

“Teremos espaço para a exposição de produtos com Indicação Geográfica, Selo Alimentos Paraná, marcas coletivas e orgânicos certificados. A feira será uma vitrine e terá uma série de ações voltadas para o associativismo e acesso a mercado”, cita.  Esse direcionamento vai ao encontro à proposta de valor do norte pioneiro, que é de se tornar referência por meio de produtos diferenciados.

A programação ainda está em construção, mas trará conteúdos sobre produção e mercado de cafés especiais; inovações tecnológicas no campo; diversificação e qualidade na produção de frutas como abacaxi, morango, maracujá e goiaba; cultivo de orgânicos; conteúdos especiais para os coffee lovers (amantes do café); mulheres do café; além de concurso e leilão de cafés especiais.

O cafeicultor e tesoureiro da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Ricardo Batista dos Santos, diz que as edições digitais da feira facilitaram as vendas dos cafés especiais. “Acabamos de fazer a nossa segunda exportação direta para Barcelona, na Espanha. Se tivéssemos mais café, estaríamos exportando mais”, comemora. A região sofreu com a geada do ano passado e, por isso, neste ano, é esperada uma colheita abaixo da média.

Na avaliação de Santos, o evento é uma ótima vitrine, especialmente para contato com novas cafeterias. A retomada das atividades presenciais é importante.

“Foi na feira que, dez anos atrás, eu comprei o meu secador. E o adubo de tecnologia avançada que uso, conheci numa palestra da Ficafé”, conta.

Apesar da expectativa de safra menor, o cafeicultor diz que os preços estão favoráveis. Hoje, uma saca de 60 quilos de cafés especiais é comercializada por quase R$ 2 mil.

Ficafé

O maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com patrocínio do Sebrae Paraná.

Asimp/Sebrae Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.