Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município do Paraná sedia primeiro evento promovido pela ABHB e pelo Núcleo local com julgamentos de animais rústicos e de argola

Estado em evidência na criação das raças Hereford e Braford, o Paraná vai abrir o calendário do ano das exposições oficiais com promoção do Núcleo Força Cara Branca do Sudoeste do Paraná e da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). De 9 a 17 de março, o Parque de Exposições Jayme Júnior, em Francisco Beltrão, vai receber a Exposição Especial de Outono (Expobel), com julgamentos de animais rústicos e de argola.

Conforme a programação da ABHB, a entrada dos animais na Exposição, na modalidade argola no parque, será a partir do dia 11 de março. Já os animais rústicos deverão entrar no dia 14 de março, das 8 às 17h. Ainda na quinta-feira, acontece o julgamento de admissão dos animais argola e rústicos, a partir das 9h. O julgamento de classificação será realizado no dia 15 de março, a partir das 8h30min com os exemplares rústicos, e às 14h dos animais de argola.

Presidente do Núcleo Força Cara Branca do Sudoeste do Paraná e vice-presidente de Promoção das Raças da ABHB, Ademir Hoinaski Filho, disse que a expectativa para a Expobel é grande, pois a cada ano se firma como a principal exposição do Paraná. “O núcleo e a Sociedade Rural de Francisco Beltrão já tem esta parceria firmada a alguns anos, e a cada exposição mostramos que o crescimento e melhora genética é visível. Com as raças em pleno crescimento e desenvolvimento no Estado, temos a certeza de mais uma grande exposição, solidificando ainda mais está parceria com os criadores do Núcleo”, destaca.

Os nomes escolhidos para julgar os animais na Exposição foram Ricardo Terra e Bruno Delabary, na raça Hereford, e Paulo Azambuja e Antônio Soares na raça Braford. A Diretoria da ABHB e o Conselho Deliberativo Técnico (CDT) deliberaram que a partir deste ano, as Exposições Especiais das raças Hereford e Braford contarão com jurados em duplas. Cada dupla será composta por um jurado com experiência e um nome do grupo de formação de Novos Jurados, com o intuito de renovar e ampliar o corpo de jurados da entidade.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Paulo Azambuja, a medida adotada é de grande importância para a renovação. “É fundamental a realização desta renovação para ampliar as possibilidades da ABHB com pessoas capacitadas, unindo experiência de pista com jovens que serão o futuro das raças”, ressalta.

As inscrições para a Exposição Especial de Francisco Beltrão, vão até o dia 01 de março. Os interessados devem realizar a adesão através da secretaria da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), pelo e-mail secretaria.hereford@braford.com.br, telefone (53) 3242-1332 ou na sede da entidade localizada na Avenida General Osório 1094, Bagé (RS).

Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.