Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O gado de origem japonesa Wagyu participará da ExpoLondrina pela primeira vez este ano, com cinco exemplares – um macho e quatro fêmeas. Os animais vêm de Maringá, do plantel do produtor João Noma. Embora esteja no Brasil desde a década de 90, a carne do boi wagyu ainda é pouco difundida no país. Segundo o técnico responsável pelos animais de Noma, João Catto, o gado exige um manejo mais cuidadoso e tem como grande vantagem a capacidade genética de imprimir mais marmoreio na carne. Esta característica é, aliás, a responsável Wagyu ser uma das carnes mais caras no mundo.

No Brasil, a produção ainda é pequena e o quilo pode ser encontrado, na região de Maringá, a R$ 300,00 no contrafilé (ou short rib), considerado o corte mais nobre, segundo Catto. Os cortes mais acessíveis são encontrados a um preço médio de R$ 60,00. Os animais chegam ao Parque Ney Braga, em Londrina, no dia 30, quinta-feira, e devem permanecer até o final da ExpoLondrina, no Pavilhão Eusébio de Menezes. No mesmo local, serão vendidos alguns cortes da carne.

Raças presentes

A ExpoLondrina receberá cerca de 40 raças de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e pequenos animais. Os bovinos entram em pista para exposição, julgamento e também leilões. Nos últimos anos, o setor de bovinos e leilões vem fechando o movimento econômico com uma liquidez de 90%, resultado de um mercado comprador. As raças bovinas confirmadas são: Nelore, Nelore Mocho, Brahma, Limousin, Angus, Hareford, Braford, Brangus, Charolês, Caracu, Wagyu, Santa Gertrudes, Purunã, Girolando e Holandesa.

Leilões

Nos primeiros dias da ExpoLondrina serão realizados três leilões: o 15º Leilão 10 Marcas, na quinta-feira, dia 30, 19h30, no Recinto José Garcia Molina; o Crioulo Norte da Raça, na sexta-feira, 20 horas, no Recinto Horácio Sabino Coimbra; e também na sexta-feira, o 18º Aniversário RBL – gado de corte, às 19 horas, no Recinto Abdelkarin Janene. 

ASCOM/EXPO

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.